O prefeito Daniel Alonso (PSDB) mais uma vez contrariou o governador João Doria, do mesmo partido, e flexibilizou as regras da quarentena em Marília. Através de um Projeto de Lei, aprovado pela Câmara Municipal na semana passada, o Poder Executivo autorizou diversos setores a funcionar.
As mudanças entram em vigor a partir de segunda-feira, dia 26. Horas antes, o governador João Doria manteve a classificação do município na fase laranja no Plano São Paulo por pelo menos mais duas semanas, sendo assim tudo ficaria como estava.
No entanto, após se reunir com o Comitê Gestor de Enfrentamento do Covid-19, Daniel Alonso decidiu ampliar o horário de atendimento, – das 10h às 16h, para shoppings centers e comércio. Outra mudança foi à permissão para o funcionamento de mais segmentos, como bares, restaurantes, cabeleireiros, barbearias, manicures e estabelecimentos afins, academias, centros de ginásticas e clubes esportivos. Todos os segmentos devem seguir todas as regras de distanciamento social.
O prefeito argumentou que a situação de Marília é estável e que a cidade não avançou na região em virtude de um surto de Covid-19 em Tupã, o que teria prejudicado a classificação geral da região administrativa.
“No mínimo a nossa classificação seria a amarela (fase 3), mas tivemos surtos de Covid-19 em um asilo de Tupã e elevou a classificação de óbitos, impedindo que nossa região alavancasse de fase no Plano SP”, analisou.
“Em razão dos bons índices, nos permitiu, com o aval de toda equipe da Vigilância Sanitária e secretaria de Saúde, sancionar um Projeto de Lei que foi aprovado pela Câmara Municipal”, disse. “O PL permite algumas atividades que estavam sem funcionar, a exemplo dos restaurantes, possam estar trabalhando a partir de segunda-feira, dia 27”.
Saiba todas as regras aprovadas no município e os horários permitidos através do projeto de Lei (Clique aqui). O D Marília acompanha todo o desdobramento da pandemia do Covid-19 na cidade.