As lojas do comércio da cidade de Marília já estão se preparando para os três primeiros jogos da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo, no Catar, nos dias 24, 28 e 02 de dezembro. Segundo o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, será respeitado o decreto publicado no Diário Oficial do Município de Marília, por parte da Prefeitura de Marília. “Nesse caso será respeitado por todos, sem qualquer tipo de discussão”, ressaltou o dirigente ao lembrar que todo e qualquer lojista é livre para não abrir a loja nestes dias, caso queira. “Para aqueles que forem abrir a loja devem respeitar o decreto municipal que regulamenta o funcionamento nestes dias”, reforçou o dirigente mariliense ao lembrar ser um comportamento que será seguido em muitas cidades de maneira semelhante na primeira fase da competição mundial.

José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial, alerta para reabertura das lojas na segunda fase da Copa

De acordo com o decreto fica estipulado que no dia 24 de novembro, quinta-feira, o funcionamento das lojas será no período das 8 às 14 horas, para a estreia do Brasil na Copa do Mundo, na partida contra a Sérvia. O segundo jogo será dia 28 de novembro, contra a Suíça, quando o funcionamento do comércio será no período das 8 às 11 horas, numa segunda-feira. Para a partida contra Camarões, no dia 02 de dezembro, o terceiro e último jogo da primeira fase, uma sexta-feira, o período em que as lojas do comércio de Marília funcionarão será das 8 às 14 horas, novamente. “É importante que o pessoal da loja saiba como será no dia do jogo”, comentou o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, ao lembrar que o primeiro jogo será às 16 horas, contra a Sérvia; às 13 horas contra a Suíça e às 16 horas novamente, no jogo contra Camarões. “A partir da fase seguinte os jogos serão sempre ou às 12 horas ou às 16 horas”, lembrou o dirigente ao sugerir cautela, pois a partir desta fase os jogos são eliminatórios, ou seja, perdeu volta para o Brasil. “Por isso não tem como combinar com tanta antecedência”, falou ao ver na tabela, apenas nas quartas de final uma partida às 12 horas de uma sexta-feira, dia 09 de dezembro, como complicador para o comércio. “Uma vitória neste jogo é garantida a presença na final, e uma derrota aquela frustração”, disse José Augusto Gomes.

Diante das 2 horas aproximadamente que uma partida de futebol tem de duração, com os 90 minutos de jogo, mais os 15 minutos de intervalo, para os jogos que começam às 16 horas, fica inviável o retorno ao atendimento, diante da coincidência com às 18 horas, final do expediente comercial. O segundo jogo, porém, que será às 13 horas e término previsto para às 15 horas, não está mencionado no decreto municipal o que se deve fazer. “Assim sendo, o comerciante decide se deve abrir a loja novamente ou permanecer fechado”, disse o superintendente da associação comercial. “É preciso avaliar bem a compensação e combinar com a equipe de trabalho”, disse ao deixar para cada lojista a decisão de abrir ou não após a partida do Brasil na Copa do Mundo no segundo jogo depois de uma hora do encerramento. “Mas a partir do dia 06 de dezembro, as lojas do comércio de Marília abrem até às 22 horas, ou seja, haverá reabertura praticamente uma hora após os jogos do Brasil em toda a segunda fase”, destacou José Augusto Gomes.

Adriano Luiz Martins lembra que esta é a primeira vez que a Copa do Mundo de Futebol invade o período de campanha promocional no comércio varejista, entre as festividades da “Black Friday” e o Natal. “É claro que o desempenho da seleção brasileira na Copa influencia as vendas”, admitiu o dirigente em virtude de que as vendas estão atreladas a motivação, entusiasmo e animação. “Daí a importância da nossa seleção ir para a final e vencer a Copa do Mundo”, disse confiante.

Compartilhar matéria no
Definidos os horários do comércio de Marília para os jogos da seleção brasileira