A primeira etapa da ação desenvolvida pelos rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, foi iniciada no Projeto Semear para crianças adolescentes que já começaram a pensar em seguir uma profissão. Denominada de “Despertar Vocacional”, as atividades de: psicóloga e advogada foram as primeiras a serem apresentadas, em parceria com a Comissão de Integração, da OAB de Marília, dentro do contexto do “empoderamento” do jovem. “Neste caso estamos trabalhando com meninos e meninas”, disse a presidente do clube rotário mariliense, a advogada Maricler Botelho de Oliveira, que esteve no primeiro dia da apresentação, acompanhada de outros integrantes do clube, na sede do Projeto Semear. “Os jovens ficaram atentos e fizeram perguntas pertinentes”, disse em tom de surpresa ao começar a preparar o próximo encontro com outros profissionais.
Neste primeiro encontro a psicóloga e cirurgiã-dentista Norma Sueli Gonçalves Reche, que faz parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, foi a primeira a se apresentar, tendo a oportunidade de falar um pouco sobre as dificuldades na infância e a difícil decisão de escolher uma profissão a seguir. Comentou rapidamente sobre o curso de odontologia que fez, mas se intensificou na atividade de psicóloga ao mostrar que é possível ter quantas profissões forem possíveis. “O importante é fazer aquilo que gosta”, reforçou a rotariana ao afirmar gostar das duas áreas que escolheu. “Ser reconhecida na família e nas universidades foram conquistas importantes para a minha afirmação”, falou ao mencionar as dificuldades que enfrentou para estudar e trabalhar simultaneamente. “Um esforço recompensador”, disse por diversas vezes.
A segunda a se apresentar foi a advogada Marília Matos, que também lembrou da juventude difícil que teve para conciliar estudos com a família. Mostrou a importância de haver bastante dedicação e determinação, além de buscar no prazer o entusiasmo para estudar muito. “Não foi fácil, mas hoje vejo que valeu a pena o esforço”, disse em tom de emoção, principalmente com os olhares atentos da plateia juvenil. “Depois de estudar muito, concluir a faculdade, vem a disputa com outros advogados da área”, lembrou ao afirmar que a dedicação tem que ser constante em busca da evolução profissional. “Estudar é para sempre”, disse para a surpresa de alguns expectadores. As advogadas Alessandra Freire, por parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro e Daniela Bordenal, da OAB de Marília, explicaram detalhes sobre a ação a ser desenvolvida a médio e longo prazos com os jovens do Projeto Semear. “Vamos procurar profissionais, das atividades indicadas por vocês, para que mostrem como superar esta etapa e quanto é maravilhoso fazer aquilo que gosta”, disse a advogada que está à frente da ação entre os rotarianos. “Cada encontro traremos dois profissionais que farão as exposições”, completou Maricler Botelho de Oliveira ao promover sorteio de cinco livros doados pelo escritor Mário Milani, além de outros brindes entregues aos participantes.

Compartilhar matéria no
Despertar Vocacional é iniciado pelo Marília-Pioneiro no Semear
Primeira etapa da ação: Despertar Vocacional foi no Projeto Semear. Agora será no CRAS em Marília