As lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas nesta sexta-feira, dia 10, das 9 às 22 horas, dentro da celebração ao Dia do Pais, comemorado mundialmente no segundo domingo de agosto, que este ano será dia 11. Esta é a terceira vez no ano que as lojas funcionam no período noturno, de acordo com o calendário de funcionamento especial das lojas de Marília, criado pela Associação Comercial e de Inovação de Marília, na década de 90. “O calendário é importante para que todos saibam quando as lojas funcionam em caráter especial”, disse o presidente da associação comercial local, Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao fazer o alerta para a abertura à noite. “Somente em maio (Dia das Mães) e em Junho (Dia dos Namorados), quando as lojas abriram à noite este ano”, lembrou ao considerar importante o funcionamento especial.
Segundo Carlos Francisco Bitencourt Jorge as pesquisas mostram que dois em cada dez brasileiros não vão comemorar a data. “Isso representa apenas 5%”, disse ao acrescentar que 24% dos entrevistados dizem que vão apenas agradecer e reconhecer o papel dos pais com algo. “Mas a maioria vai comprar com 79% dos entrevistados”, destacou ao lembrar que as lojas do comércio de Marília estão preparadas para atender o consumidor seja no comércio de Rua, nas galerias ou nos shoppings. “Marília sempre foi considerada pólo regional de consumo atraindo 1,5 milhão de consumidores de toda a região num raio de quase 100 quilômetros”, falou confiante.
O tesoureiro da diretoria da associação comercial mariliense, Manuel Batista de Oliveira, disse que roupas, perfumes, calçados e acessórios estão entre os produtos de maior procura, inclusive os eletrônicos. “Alimentos e bebidas também estão entre os mais procurados”, disse o dirigente de Marília bem experiente com o varejo em geral. Um ponto de atenção fica para os destinatários dos presentes: 48% planejam presentear os pais, 31% vão às compras para seus maridos e somente 7% devem comprar presentes para seus filhos que já são pais. “O importante da pesquisa é que 67% planejam gastar até R$ 250,00, enquanto que 23% estão entre R$ 250 e R$ 500,00 e apenas 10% pretendem gastar mais de R$ 500,00”, disse Manuel Batista de Oliveira.
José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial, acredita que mesmo com a expectativa de elevação nas vendas na ordem de 4,7% em volume de vendas na comparação com 2023 em todo o Brasil, o Dia dos Pais deve gerar R$ 7,7 bilhões em negócios. “E em Marília estamos em pleno desenvolvimento de nossa campanha promocional com sorteio de uma viagem para Porto de Galinhas (PE)”, disse o dirigente da associação comercial animado com as vendas neste fim de semana. “No sábado as lojas ficam abertas até às 17 horas”, anunciou o superintendente ao chamar a atenção para o diferencial. “Nos demais sábados do mês, dias 17, 24 e 31 as lojas fecham às 13 horas”, alertou ao dizer que o calendário do ano todo, sobre as lojas do comércio de Marília, está à disposição no portal eletrônico da entidade: www.acim.org.br.
O consumidor que fizer uma compra acima de R$ 100,00 em qualquer loja participante da campanha promocional desenvolvida pela associação comercial, tem direito a preencher um cupom que será colocado junto aos demais para participar do sorteio que acontecerá dia 29 de agosto, quinta-feira, no centro comercial de Marília. “Os consumidores que preencheram os cupons nas campanhas envolvendo o dia das mães e namorados, também estão concorrendo”, avisou José Augusto Gomes ao enfatizar que a campanha está em andamento até o mês de dezembro. “Da mesma forma que aqueles que preencherem agora, participarão dos próximos sorteios”, enfatizou ao somar os cinco sorteios que acontecerão até o fim do ano.