As obras de duplicação da SP-333 (Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros), entre Júlio Mesquita e Marília, e de Marília a Echaporã, e outras intervenções, como a construção e melhorias de passarelas de pedestres, seguem em execução pela Concessionária Entrevias.

Desde o início das restrições impostas pela Covid 19, as empresas terceiras que prestam serviço para a Entrevias foram orientadas a criarem planos de prevenção contra o novo coronavírus, e estabeleceram medidas que ajudam a reduzir os riscos de contágio. Entre elas, escala para alimentação e de assentos durante o transporte dos trabalhadores, forte sistema de higienização durante o trajeto, aferição de temperatura do pessoal e atendimento médico, se necessário.

As obras beneficiarão diretamente quem viaja pelas rodovias que cortam os municípios da região de Marília e ajudarão a facilitar o escoamento de produtos e insumos. Também contribuem na geração de postos de trabalho. Somente em agosto, considerando os dois trechos que estão sendo duplicados, um total de 67 quilômetros, foram gerados 1.047 postos de trabalho entre diretos e indiretos, segundo levantamento interno da companhia.

Andamento e execução

No trecho de 19 quilômetros de duplicação da SP-333, de Marília a Júlio Mesquita, a Entrevias já executou aproximadamente 35% do cronograma da obra. Neste momento, são desenvolvidos trabalhos de drenagem, terraplenagem e pavimentação. A previsão de término é junho de 2021, já com a execução de dois dispositivos em desnível nos km 299 e 309, e uma nova ponte no km 311.

As intervenções vão do quilômetro 295 ao 314. Iniciam quatro quilômetros antes do trevo de Júlio Mesquita, e seguem até o entroncamento com a BR 153, na saída de Marília para Lins. O cronograma prevê a construção de uma nova pista, com duas faixas de rolamento e acostamento. Um total de R$ 80 milhões de investimento.

Simultaneamente às obras do trecho iniciado em janeiro, a companhia executa, desde o fim de março, a modernização de mais 48 quilômetros de rodovias em outro ponto da SP-333, de Marília a Echaporã.  O investimento é de R$ 275 milhões e está previsto no contrato de concessão firmado com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

As intervenções tiveram início entre os quilômetros 362 e 385, cuja licença ambiental foi emitida primeiro, e logo na sequência se estenderam ao trecho dos quilômetros 337 ao 362. Cerca de 10% da obra foi concluída. As equipes trabalham com supressão de vegetação, terraplenagem, drenagem e pavimentação. A previsão de entrega para novembro de 2021.

As melhorias incluem a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento e acostamento, que será separada da via atual por canteiro central, e implantação de onze dispositivos em desnível na rodovia SP-333: nos quilômetros 337, 343, 350 e 354 (Marília), 356, 362, 370, 374, 377, 381 e 384 (Echaporã).

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Duplicação da SP-333 segue em ritmo avançado