Contratada com recursos do McDia Feliz, equipe multiprofissional garante a assistência diferenciada na oncologia pediátrica da Santa Casa de Marília. Profissionais das áreas de assistência social, odontologia, enfermagem, nutrição e psicologia proporcionam atendimento exclusivo aos pacientes que fazem o tratamento do câncer no hospital.

“A equipe multiprofissional é imprescindível para o nosso setor, uma vez que o tratamento do câncer requer cuidados, não somente com os pacientes, como também com os familiares deles. Além disso, é um ganho gigantesco promovermos discussões em grupo e ao mesmo tempo termos trabalhos específicos em áreas tão importantes”, comentou a médica da oncologia pediátrica da Santa Casa de Marília, Renata Trinca.

O trabalho na área de psicologia é muito importante no sentido de garantir a estabilidade emocional para a família do paciente em tratamento, lembrando sempre do impacto da palavra “câncer”, quando o diagnóstico é realizado. A psicóloga Danielle Gerlack Domiciano Pereira é a profissional designada para tal atribuição.

A nutrição, por sua vez, é fundamental para evitar que a criança fique debilitada durante o tratamento, levando em consideração as reações trazidas por medicamentos e procedimentos. Manter o peso e não ter perda de massa muscular fazem com que o paciente tenha mais força para enfrentar a doença. O nutricionista Daniel Meyer Coracini é o responsável pela orientação nutricional da oncologia pediátrica.

A enfermagem desenvolve um trabalho de cuidado direto com os pacientes, promove as coletas para os exames, a administração da quimioterapia e orientações de cuidados, aferições de pressão arterial, checagem de glicemia e outras ações fundamentais na área assistencial. As enfermeiras Carla Benetti e Silva e Adriele Cristina Jacomini prestam o atendimento exclusivo ao setor.

A assistência social orienta os pais dos pacientes sobre os benefícios existentes e viabiliza ajudas aos atendidos pela oncologia pediátrica, levando-se em consideração que parte deles dão entrada no hospital através do SUS (Sistema Único de Saúde) e encontram-se em situação de vulnerabilidade social. A assistente social Marta Yoshida Roselli realiza o trabalho de encaminhamento social.

E a odontologia é extremamente necessária porque a quimioterapia traz alguns efeitos colaterais e entre os mais comuns está a mucosite. Por conta desta demanda existente, um consultório odontológico foi instalado, através da campanha McDia Feliz, no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” da Santa Casa de Marília. Maiara Miyuki Matsui Falzoni é a dentista, Yolanda Regina Guerreiro a auxiliar odontológica e Amanda Turra Florêncio a auxiliar administrativa.

“Temos excelentes resultados com a nossa equipe e entendemos que eles são muito importantes neste processo de recuperação das crianças e adolescentes assistidos pela oncologia pediátrica do hospital. Prova disso é a satisfação dos nossos pacientes e familiares deles”, concluiu a médica da Santa Casa de Marília.

Compartilhar no
Equipe multiprofissional garante assistência diferenciada  no setor de oncologia pediátrica da Santa Casa de Marília
Profissionais de assistência social, odontologia, enfermagem, nutrição e psicologia: atendimento exclusivo