Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e no Pronto Atendimento (PA) Sul estão passando por capacitação visando atender os pacientes com sintomas de dengue. O trabalho está sendo feito por técnicos
da Direção Regional de Saúde (DRS) e por agentes da Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo o diretor João Paulo Bermudes, a capacitação tem o objetivo de preparar a equipe para a recepção dos pacientes com dengue que estiverem em situação de urgência e emergência. “Estamos definindo os protocolos, a forma de atendimento e os procedimentos que as equipes vão adotar, para
acolher de forma eficiente os pacientes”, relatou. Bermudes explicou ainda que os prticipantes receberam instruções sobre o perfil epidemiológico, a classificação dos pacientes, o atendimento em seus diferentes níveis (atenção primária, nas unidades de pronto atendimento e nas internações).
Conforme o diretor, a preocupação é continuar oferecendo um atendimento de excelência, dentro dos protocolos do Ministério da Saúde e conforme a necessidade dos pacientes que procuram as unidades.
“Nós sempre tivemos a preocupação de garantir um atendimento humanizado, conforme a prioridade de cada um e de forma a garantir o bem estar da população”, ressaltou.
Marília já registra, entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro, quase mil casos de dengue, com dois óbitos confirmados. A Prefeitura de Marilia decretou estado de emergência e está adotando protocolos para o acolhimento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs). “Tudo está sendo alinhado para que o município consiga enfrentar o que está por vir. Vai ser preciso um trabalho conjunto e bem organizado, para atender as pessoas que precisarem dos serviços públicos”,
ressaltou Bermudes.