O futuro Governador do Distrito 4510 do Rotary International, para a Gestão 2025-26, o engenheiro Marco Antônio Araújo, associado ao Rotary Club de Bauru-Aeroporto, foi o entrevistado principal da 18ª edição do Programa Humanidade em Ação, pela TV Câmara Municipal de Marília, pelo Canal 21, entre os assinantes da Net e Life, e também pelo canal 31.2 no canal digital, aberto ao público em geral, além de estar disponível pela Internet, através do canal da Câmara Municipal no YouTube. “Ele teve a oportunidade de mostrar a visão que tem da organização, como está se preparando e principalmente a expectativa de ser dirigente no ano em que um brasileiro será o Presidente do Rotary International”, disse o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, que apresenta o programa televisivo de Marília. “Inclusive destacou alguns programas rotários e comentou sobre o quadro associativo”, acrescentou o apresentador que tem convidado rotarianos para falarem sobre o Rotary em Marília.
Durante aproximadamente 60 minutos Marco Antônio Araujo falou sobre questões administrativas, principalmente a relação com os jovens e a forma que acredita ser possível fortalecer a instituição na região centro-oeste paulista com novos associados e com mais projetos humanitários. “Vamos continuar a investir nestas duas frentes”, enfatizou ao defender a integração, a harmonia e a coesão. “Vamos levar mais conhecimento aos clubes e acesso aos rotarianos”, destacou ao acreditar na motivação e satisfação em servir as pessoas. “Precisamos destacar um dos nossos lemas que diz: mais se beneficia, quem melhor serve”, apontou.
Por ser governador rotário distrital na gestão 2025-26, mesma gestão em que o Brasil terá em Mario César de Camargo como Presidente do Rotary International, o futuro dirigente rotário disse que sentiu uma mescla de felicidade e responsabilidade. “Depois de 34 anos voltamos a ter um brasileiro no cargo máximo de nossa instituição, e o mundo estará observando o Brasil e precisamos fazer um bom papel”, disse em tom de desafio ao lembrar o combinado recentemente em Foz do Iguaçu, no Instituto Rotary do Brasil, de que naquela gestão o Brasil terá 60 mil rotarianos. “Precisamos planejar e começar de forma imediata”, ressaltou em tom de preocupação. “Atualmente somos 2,3 mil clubes com mais de 49 mil rotarianos e mais de 6 mil jovens no Rotaract”, enumerou o futuro dirigente regional do centro-oeste do interior paulista. “Nosso distrito está com 1,4 mil rotarianos e precisamos passar a marca de 1,5 mil”, falou ao desejar chegar aos 2 mil associados até o final da gestão que vai administrar.
A The Rotary Foundation e a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF) também foram assuntos no encontro realizado no estúdio da TV Câmara. “Precisamos conscientizar cada vez mais os rotarianos e ao mesmo tempo atrair mais empresários para os nossos programas voltados para o agronegócio, prestadores de serviços e indústrias”, defendeu ao demonstrar alguns pontos que pretende dedicar na futura gestão. “Não podemos esquecer da campanha Pólio Plus, no combate a paralisia, que podemos, quem sabe, anunciar em 2025 o fim da doença”, disse entusiasmado, mesmo reconhecendo a dificuldade. “Primeiro precisamos retomar a elevação do índice vacinal próximo aos 100% das crianças existentes no Brasil”, ressaltou o rotariano.
A edição de número 18 do Programa Humanidade em Ação está disponível na programação da TV Câmara de Marília esta semana e a gravação no Canal do YouTube da emissora através do endereço eletrônico na internet: https://youtu.be/cYIkb6QwtUE?si=vhd-lRvQnWufUFrW