‘A Bíblia como Você Nunca Viu Antes’ é o tema da mostra que promete uma jornada visual, envolvente e totalmente inovadoraA Galeria Municipal de Artes de Marília abre nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, às 18 horas, a exposição de arte naïf ‘A Bíblia como Você Nunca Viu Antes’, do artista plástico e arte-educador Aloísio Dias da Silva. A entrada é gratuita e a Galeria Municipal de Artes fica no piso térreo do Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, nº 245.  Silva é morador de Marília e tem uma vasta produção artística.

A exposição poderá ser conferida até 6 de janeiro (data que pela tradição cristã se celebra os três reis magos, por isso chamada de Dia de Reis) e tem curadoria da jornalista Caká de Cerqueira César, diretora da La Musetta – Arte e Esportes Transformam o Mundo, apoio da Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria Municipal da Cultura e Galeria de Artes, através do diretor do espaço e artista plástico Jonathan Sprada. Haverá mostra bônus do projeto ‘Canavial, os vivos e os mortos’, inspirado no romance regional do escritor Ramon Barbosa Franco e publicado pela editora La Musetta em 2022. O romance conquistou o 1º lugar do Prêmio de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Cultura (Edital de Fomento n.º 2/2021).

Aloísio Dias da Silva produziu 13 telas inspiradas no romance, que narra a trajetória de uma família de cortadores de cana do Interior de São Paulo. As obras trazem trechos do livro e reproduzem personagens da trama, Silva foi responsável pela produção da capa do livro. Os visitantes que assinarem o livro de presença concorrerão ao sorteio de um exemplar de ‘Canavial, os vivos e os mortos’, de Ramon Barbosa Franco.

Todas as obras da coleção ‘A Bíblia como Você Nunca Viu’ estarão à venda para aquisição após o término da mostra. Interessados podem entrar em contato com a representante e marchand do artista plástico, Caká de Cerqueira César através do telefone whatsapp (14) 99641-2870.

O artista plástico

Nascido em Presidente Venceslau, Interior de São Paulo, Aloísio Dias da Silva é artista plástico naïf, escultor e arte-educador radicado em Marília desde 1977.  É catalogado na Bienal Internacional Naïf de Piracicaba e Denn Hage (Holanda), entre outras. Esta forma de arte naïf já foi catalogada como “primitivos modernos” ou “naïvité”, como forma de conceituar uma arte autêntica, que por meio de uma forma simples expressa e representa os modos de vida e a própria humanidade de determinado povo ou local.  Aloísio Dias da Silva se notabilizou como artista dedicado e profícuo. O currículo é extenso, pois são mais de duas mil obras, participação em 146 exposições, inclusive duas na Europa e uma no Japão.

Em 2016 foi vencedor do Mapa Cultural Paulista e também já foi premiado, além de Marília, em Ourinhos, São José do Rio Preto, Catanduva, Cerquilho e Piracicaba. Realizou várias oficinas culturais em Marília, Echaporã, Lutécia, Oscar Bressane, Ocauçu, Álvaro de Carvalho e Rio Pardo de Minas. O seu último trabalho foi a ilustração completa da obra “Canavial, os vivos e os mortos”, escrito por Ramon Barbosa Franco, sob curadoria de Caká de Cerqueira César e produção de La Musetta. Aloísio é representado pela La Musetta, empresa com sede em Marília, fundada em 2018, e segue colorindo o mundo com obras de arte.

Fotos: Divulgação

Compartilhar matéria no
Galeria Municipal de Artes abre mostra de arte naïf do artista plástico Aloísio Dias da Silva
Fotos: Divulgação