Representantes de associações comerciais das cidades de São
Carlos, Matão, Itápolis, Taquaritinga e Araraquara formaram uma
caravana, através do Escritório Regional do Sebrae daquela região, e
passaram o dia na sede da Associação Comercial e de Inovação de
Marília, para conhecerem as instalações, os programas, os serviços e a
forma de gestão da instituição mariliense, que é considerada como um
modelo positivo entre as associações comerciais brasileiras. “Foi uma
honra e satisfação receber o pessoal e mostrar como nós trabalhamos”,
disse o presidente da entidade mariliense, Carlos Francisco Bitencourt
Jorge, ao recepcionar o grupo que se interessou por uma série de
detalhes utilizado em Marília e que está dando certo. “Isso motiva
todo o nosso pessoal, pois, é demonstração de que estamos no caminho
certo”, disse o dirigente mariliense.
Atualmente a Associação Comercial e de Inovação de Marília conta
com aproximadamente 30 programas dedicados entre os associados, seja
como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. “Esse foi um detalhe que chamou
a atenção deles”, disse José Augusto Gomes, superintendente da
entidade de Marília, ao elencar todos os programas em desenvolvimento
e explicar a alteração no Estatuto da associação comercial, para
contar com associados jurídicos e físicos. “Existem programas para os
dois modelos”, explicou ao mostrar a amplitude das ações. “Somos uma
prestadora de serviços, e trabalhamos para ajudar o empresário na
gestão da empresa”, disse o dirigente com 45 anos de atuação no
sistema de associações comerciais, dos 90 anos de fundação da
associação comercial de Marília.
Um dos pontos de interesse da caravana foi quanto o Ambiente de
Inovação que vem chamando a atenção de empresários e instituições de
todo o Brasil. “Nosso modelo do Ambiente de Inovação é bem
interessante, simples e funcional”, disse Carlos Francisco Bitencourt
Jorge, que é o responsável pelo trabalho criado há três anos. “Com a
presença da Camila Farani conosco, o sistema tem chamado mais atenção
ainda, principalmente com o desenvolvimento do “Código Farani” criado
por ela, que complementou o nosso modelo”, explicou Carlos Francisco
Bitencourt Jorge que tem visitado associações comerciais apresentando
o modelo e conseguido boa receptividade. “É uma tendência, e nós
saímos na frente e hoje o pessoal vem nos conhecer para compreender
esse novo comportamento empresarial”, explicou o dirigente de Marília
que considera importante receber visitantes de diversas cidades e
mostrar na prática o que está sendo feito. “No conceito é mais
complexo do que na prática”, defendeu.
A clínica UniAcim também foi outro modelo de atividade que chamou
a atenção dos visitantes, afinal, a infraestrutura existente em
Marília é grandiosa. “Esse programa é bem específico e amplo dentro
das nossas atividades”, explicou José Augusto Gomes que fez questão de
mostrar as instalações e equipamentos médicos no local, pois, a
UniAcim fica no mesmo prédio da associação comercial, com entrada
individual pela Rua Prudente de Moraes. “Sem contar a demonstração que
fizemos dos programas oferecidos pela nossa federação, que todos eles
também tem acesso”, disse José Augusto Gomes ao citar o Certificado
Digital, Cartão de Benefícios, Instituição Financeira, Certificado de
Origem, CRDC, Programa Empreender, Facesp Mulheres, Faculdade do
Comércio, Instituto Talentos e Profis “On-line”, todos eles
disponibilizados para as mais de 420 associações comerciais espalhadas
no Estado de São Paulo.