As lojas do comércio da cidade de Marília já estão com os horários definidos para o funcionamento do varejo mariliense neste mês de novembro, que conta com dois feriados nacionais, sendo um, já realizado (dia primeiro, segunda-feira, foi Dia de Finados) e o segundo que é o dia 15 de Novembro, Dia da República, um domingo.
“Nos demais dias os horários estão definidos, principalmente quanto aos sábados”, disse o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, ao destacar os sábados, dias: 07, 14 e 28 quando as lojas abrirão até as 17 horas. “No sábado, dia 21, o funcionamento é até as 13 horas”, ressaltou o dirigente que considera importante que o consumidor saiba do calendário definido, para que posa visitar as lojas.
De acordo com o superintendente da associação comercial de Marília, José Augusto Gomes, apesar da definição antecipada, tudo depende do Plano São Paulo de combate a Covid-19, determinado pelo Governo do Estado.
“O plano inicial é esse, e havendo novidades e surpresas, vamos nos adequar”, disse o dirigente ao manter contato direto com o Palácio dos Bandeirantes, sobre a movimentação da campanha contra o coronavirus. “A princípio o nosso calendário será esse, inclusive com a campanha do “Black Friday”, dia 27, a última sexta-feira do mês, com promoções especiais, principalmente em nossa plataforma de compra e venda”, disse o dirigente da associação comercial atendo com as medidas preventivas. “Temos planos alternativos, de acordo com a decisão do Governo do Estado”, tranquilizou.
De segunda a sexta-feira as lojas do comércio de Marília funcionam das 8 as 18 horas, respeitando o período de 10 horas determinado pelo Plano São Paulo. “Se fosse no tempo antigo, abriríamos na sexta-feira a noite”, recordou Adriano Luiz Martins, ao lembrar de ações no passado. “Mas a campanha do “Black Friday” é promoção de preço, e principalmente nas vendas eletrônicas, antecipando o Natal”, disse o dirigente mariliense ao acrescentar a campanha “Black Friday” no calendário do varejo dentre os melhores períodos de vendas. Somente os meses de Janeiro, Abril, Julho e Setembro que não contam com um apelo de vendas forte”, reconheceu ao elencar: Volta as aulas (Fevereiro), Liquida Marília (Março), Dia das Mães (Maio), Dia dos Namorados (Junho), Dia dos Pais (Agosto), Dia das Crianças (Outubro), “Black Friday” (Novembro) e Natal (Dezembro).
Esta será a primeira vez que a campanha “Black Friday” terá foco centralizado nas vendas eletrônicas, como na origem da promoção. “Antigamente as lojas fixas absorveram a campanha e utilizaram a mesma motivação para as vendas nos corredores comerciais”, recordou José Augusto Gomes. “Este ano as vendas “on-line” passaram a ter uma atenção maior para os lojistas e agora a campanha terá em muitas lojas e será 100% na internet”, disse o dirigente mariliense ao lembrar do portal de compra e venda da entidade, O Marilia Shopping Eletrônico (www.marilia.dakki.com.br), que conta com centenas de lojas e serviços disponibilizados eletronicamente, com funcionamento 24 horas por dia, nos sete dias da semana. “Este ano serão ofertas diferenciadas, com preços atrativos”, promete ao lançar em breve a campanha de 2020.