O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, lamentou o falecimento do ex-presidente da diretoria, Pedro Gelsi, que esteve à frente da entidade nos anos de 1966-1967, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento e crescimento da entidade. “Um líder respeitado na cidade, de personalidade forte e que sabia o que dizia e fazia”, recordou o dirigente de Marília ao destacar o 15º presidente da associação comercial mariliense que faleceu, mantendo, agora, apenas oito presidentes ainda vivos, que ocuparam o cargo na entidade. “Nossa entidade faz parte da história de Marília e esses líderes contribuíram de alguma maneira no crescimento da cidade”, disse o atual presidente que é o 25º eleito.

O superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, que está na entidade desde 1979 lembra bem da presença de Pedro Gelsi, seja na diretoria ou como associado. “Ele era uma pessoa muito admirada pelo conhecimento que detinha e principalmente pelas colocações inteligentes e oportunas nas reuniões”, recordou o dirigente que começou a trabalhar na associação comercial como legionário, da antiga Legião Mirim, até ser contratado e hoje ocupa o cargo de superintendente. “Lembro-me que os diretores sempre queriam saber a opinião do Dr. Pedro Gelsi antes de tomar alguma decisão”, recordou o funcionário que iniciou as atividades profissionais na gestão do comerciante Kalil Haddad que também já faleceu.

O coordenador do Programa Acim-Saúde, João Gonçalves, também se lembra da presença de Pedro Gelsi nas atividades da associação comercial. “Homem culto, inteligente e convicto”, ressaltou o empresário considerado o mais longevo dentro da diretoria com mais de 50 anos de atividades na entidade. “Pedro Gelsi demonstrava muita firmeza do que falava e fazia, e não tinha quem o enfrentasse de forma direta”, recorda João Gonçalves ao lamentar o falecimento do amigo. “Deixa um legado bonito para a família, para a cidade e para a associação comercial, afinal, ele tinha o respeito de todos nós”, comentou. “Ele opinava, e normalmente a opinião dele ajudava muito nas decisões”, acrescentou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, também diretor da associação comercial de Marília, e que há muitos anos faz parte da diretoria executiva. “O Pedro Gelsi não brincava”, afirmou Subhi Admad Khalil Abu Khalil que conviveu bastante com ele, por causa da associação comercial. “Depois que ele se dedicou à advocacia, nosso relacionamento foi se distanciando”, reconheceu o dirigente.

O integrante do Conselho Fiscal da atual gestão, Odair Aparecido Martins, também recorda da presença de Pedro Gelsi nas atividades da associação comercial. “Por muitos anos, depois de ser presidente, ele foi nosso advogado em ações importantes para a nossa instituição”, disse o dirigente que também completou mais de meio século de participação na entidade, sendo considerado o segundo mais antigo na diretoria, perdendo por questões de dias, para João Gonçalves. “O Pedro Gelsi convencia”, frisou o conselheiro fiscal atual. “Ele era muito bom no argumento, tinha conhecimento do que falava e sabia conduzir uma conversa com bastante propriedade”, ressaltou Odair Aparecido Martins que também teve a oportunidade de conviver com o ex-presidente nos anos 70, 80 e 90. “Pedro Gelsi deixa um legado de muito respeito e admiração”, falou o dirigente da associação comercial ao saber do falecimento do antigo amigo.

Márcio C Medeiros – Jornalista 

Compartilhar matéria no
Luto no Comércio: Associação Comercial lamenta o falecimento de ex-presidente
Pedro Gelsi, esteve à frente da entidade nos anos de 1966-1967, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento e crescimento da entidade