A Secretaria da Saúde divulgou nesta sexta-feira (17) uma nova morte causada pelo coronavírus em Marília. Trata-se de um idoso de 77 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e dependente de uso de oxigênio.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, no dia 9 de julho a família acionou o serviço móvel de urgência SAMU, que encaminhou o paciente para o PA Sul com quadro de tosse produtiva há três dias e, devido ao quadro agravado, foi transferido para Hospital Universitário de Marília.
O idoso veio a falecer no último dia 11 de julho. O exame confirmatório para Covid-19 foi liberado no final da tarde desta quinta-feira, dia 16. Este era um dos dois óbitos suspeitos que fazia parte do Boletim Epidemiológico, divulgado diariamente pelo município.
A Prefeitura de Marilia e a Secretaria Municipal da Saúde reforçam o alerta de cuidados com os idosos e portadores de doenças crônicas que, preferencialmente, devem ficar em casa durante esse período de pandemia.
Aumento recorde de casos positivos em 24 horas
Em relação aos casos confirmados de Covid-19, a alta taxa de contágio assusta. Em menos de 24 horas, Marília teve mais 70 casos confirmados da doença. No total, o município tem 687 testes positivos.
Foi um recorde do número de casos confirmados. Anteriormente, o maior número de confirmados em um dia foi de 34 casos, no dia 1º de julho.
Existem 120 pessoas em fase de transmissão da doença. Os pacientes devem manter-se em isolamento social, respeitando todas as orientações de Saúde.
Com a morte do idoso de 77 anos, Marília chegou a 18 óbitos e a Secretaria Municipal de Saúde continua investigando outra morte. O exame confirmando ou descartando a suspeita deverá divulgado nos próximos dias.
Em relação às internações, 38 pacientes estão nas unidades de saúde referência do Covid-19 na cidade, sendo oito casos confirmados e 30 aguardando resultado dos exames.