A partir do dia 25 Marília fará parte do Circuito Nacional de Colecionismo

De 25 a 28 de abril Marília promoverá o 1º Encontro de Colecionismos da cidade e região com a emissão de um Selo Personalizado do evento. 

Com a expansão das redes sociais, percebe-se um aumento significativo no número de postagens relacionadas a colecionadores e apreciadores dessa arte, principalmente na Numismática, estudo das moedas, cédulas e medalhas comemorativas.

Esse interesse passou a ser maior após a emissão das moedas de 1 Real com tema das olimpíadas no Brasil, em 2016 e confeccionadas com imagens das diferentes modalidades esportivas, além da bandeira olímpica, que é a moeda de maior valor nessa coleção e muito procurada por colecionadores, face a dificuldade de encontrá-la para completar a coleção.

A partir da circulação dessas moedas, percebeu-se um grande interesse por parte de muitas pessoas, principalmente os jovens pelo colecionismo. Essa é uma prática que vem sendo utilizada desde os primórdios da história e atualmente essa atividade vem sendo resgatada por grande parte da população.

Atualmente, há uma grande especulação na internet em relação ao preço de moedas colecionáveis e muito tentam valorizar as peças com preços irreais e inexistentes. Se o colecionador não pesquisar, não tiver o mínimo de conhecimento no assunto e não acompanhar os valores reais das moedas nos catálogos disponíveis no mercado pode pagar pela peça um valor que dificilmente será recuperado.

Mas também existem muitos grupos nas redes sociais voltados ao colecionismo que são referências para os iniciantes e mesmo para os colecionadores e numismatas mais experientes.

Para incentivar os colecionadores e facilitar a aquisição de peças para completarem as coleções, mensalmente são realizados nas principais cidades de nosso país encontros e exposições para a venda e compra de produtos colecionáveis.

Esses eventos de colecionismo contam com a presença dos nomes mais conceituados nessa área do Brasil e até mesmo do exterior e reúnem colecionadores e comerciantes para a troca de conhecimentos, aquisição e vendas de peças colecionáveis, além da avaliação de materiais que as pessoas possuem em casa e desconhecem que podem ter valor como material colecionável. 

Com a realização do 1º Encontro de Colecionismo, Marília passará a fazer parte desse Circuito Nacional de Colecionismo, um encontro que reúne comerciantes, colecionadores, curiosos e apreciadores da arte de colecionar.

Durante 4 dias a cidade será referência para os colecionadores da região e de diversas cidades do interior que poderão encontrar peças raras, interessantes e bonitas com preços bem acessíveis, além da exposição, venda e troca de materiais colecionáveis. 

Entre os dias 25 e 28 de abril Marília sediará o 1º Encontro de Colecionismo, mês de comemoração do aniversário do município e não haverá cobrança de entrada para os visitantes durante os dias do evento.

Ele será realizado no Tenda Hotel onde teremos as presenças de grandes expositores e colecionadores da região, de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outras cidades do país. Haverá um Selo Personalizado exclusivo do evento, inicialmente em número limitado de peças, que poderá ser adquirido somente no local do Encontro. Uma peça importante para os filatelistas que quiserem ter um registro desse evento em Marília.

Esta será uma oportunidade para as pessoas da cidade e região conhecerem a arte e o prazer do colecionismo, trocarem informações e enriquecerem as suas coleções sem a necessidade de se locomoverem para a capital na busca de peças para seus acervos.

Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos pelo telefone (14)99152-9012, ou e-mails rlovisoncedulasemoedas@gmail.com ou rubenslovison@gmail.com.

Rubens Lovison Junior (MTB 22093) – Jornalista responsável

Compartilhar matéria no
Marília fará parte do Circuito Nacional de Colecionismo. Confira data e evento!