Leonardo Oliveira mal pronunciava as primeiras palavras, quando, com pouco mais de um ano e meio, já juntava as letras que assistia na TV ou via em fachadas de lojas. Na época, os livros infantis e os blocos coloridos de montar, que usava para ilustrar contas matemáticas, viraram seus brinquedos favoritos.

Hoje, com apenas seis anos, o menino foi aceito na Mensa, uma associação internacional que reúne as pessoas com inteligência acima da média, baseado em testes reconhecidos mundialmente. O Q.I. médio do garoto, que nasceu e mora em Marília (SP), é de 140, por isso ele se enquadra entre os 2% da população mais inteligente do mundo.

Os pais do garoto contam que ele começou a demonstrar sua “genialidade” desde muito cedo.

“A gente entende que ele nasceu sabendo, realmente, porque nós nunca paramos para ensinar ele a calcular ou incentivar a alfabetização precoce. Ele tinha por volta de um ano e meio e já começou a contar com muita facilidade. Antes dos dois anos ainda, ele já começou a ler pequenas palavras que ele via na TV, ou ele via escrito em alguma fachada”, conta a mãe do garoto, Ana Cláudia, em entrevista ao g1.

“Daí em diante, ele foi pegando livrinhos infantis por conta dele, contando as quantidades de blocos fazendo as operações, primeiro a adição, subtração. Quando ele chegou aos 3 anos ele já multiplicava e dividia números”, completa.

O rápido desenvolvimento das habilidades cognitivas do filho, ao mesmo tempo que impressionava os pais do garoto, os deixavam também preocupados. Eles queriam entender mais sobre as habilidades especiais do filho e até mesmo descartar possíveis transtornos de comportamento.

“Nós queríamos buscar talvez um conhecimento melhor sobre isso, nós percebemos que ele era uma criança com uma habilidade especial. Então ele sempre foi acompanhado por um neuropediatra. Hoje ele está diagnosticado com altas habilidades de superdotação, desde criança a gente faz esse acompanhamento.”

No segundo semestre de 2023, por indicação de uma neuropediatra, 
Leonardo passou por uma avaliação neuropsicológica completa, onde foram aplicados vários testes de Q.I.

Os resultados colocaram o menino no chamado “Percentil 99”, que o classifica como mais inteligente do que 99% da população mundial. Seu Quociente de Inteligência (QI), em alguns testes, chegou próximo de 140, em outros, de 141.

Membro do Mensa

A Mensa Brasil é uma sociedade de alto QI que reúne indivíduos com habilidades cognitivas excepcionais.

• Considerada um “clube” de superinteligentes, a organização foi fundada em 1946, no Reino Unido, está presente em mais e 100 países.

Durante suas pesquisas sobre a superdotação do filho, os pais de Leonardo conheceram a Mensa e mandaram os laudos atualizados para a instituição, que logo reconheceu as altas habilidades do garoto.

“Eu pesquisei sobre a Mensa, fiz a inscrição e mandei o laudo para que a associação fizesse a validação, para ver se aceitavam os testes ou não. Em poucos dias eu recebi a mensagem de retorno de que o laudo dele foi aceito, e que ele realmente ele pertence aos 2% mais inteligentes do mundo” explica a mãe.

Apesar do alto Q.I. os pais de Leonardo se esforçam para que o menino tenha uma infância como a de qualquer outra criança de seis anos.

Apesar da superdotação, os pais do “mini gênio” mariliense defendem que o garoto siga com uma vida normal, como a de qualquer outra criança de 6 anos no primeiro ano do ensino fundamental.

“Nós nunca procuramos fazer uma diferenciação na educação dele, além, obviamente, de oferecer condições para ele se desenvolver: uma escola boa, material didático bom, brinquedos em casa que tenham a ver com essa aptidão dele. Mas a gente entende que ele ainda é muito pequeno e é importante ele desenvolver a parte social, a parte lúdica, ter amigos e brincar” finaliza a mãe.

Será que meu filho é superdotado?

Não existe um conjunto fixo de características compartilhadas por todos os superdotados e as avaliações devem ser feitas exclusivamente por neurologistas e neuropsicólogos.

Porém, segundo o Mensa, podem ser, de maneira geral, características da superdotação:

• Excelente memória de longo prazo;

• Criatividade e capacidade de encontrar diferentes estratégias para resolução de problemas;

• Senso de humor, intensidade e sensibilidade emocional;

• Fluência verbal e de leitura;

• Vocabulário amplo;

• Observação e percepção de detalhes;

• Perfeccionismo.

Confira algumas perguntas que você teria que responder para ser aceito na Mensa

1) Que número está faltando nessa sequência? 4 9 16 25 36 ? 64

2) Qual deve ser a próxima letra na sequência a seguir? L K J H

3) Duas pessoas caminham 4 metros desde o mesmo ponto em direção oposta, logo viram à esquerda e caminham 3 metros. Qual a distância entre eles?

4) PERA está para a MAÇÃ assim como BATATA está para: a) banana b) rabanete c) morango d) pêssego e) alface

5) Se FP = 10 e HX = 16, então DS = ?

6) Um cubo de madeira com cada lado medindo 30 cm é pintado completamente de vermelho; depois, ele é serrado em 27 cubos menores de 10 cm de lado cada um. Quantos serão os cubinhos resultantes que terão apenas duas faces pintadas?

Respostas

Veja as respostas da prova acima. Quantas você acertou? Apesar de já saber que este teste não é determinante.

1) Resposta: 49. Todos são números quadrados.

2) Resposta: G. A ordem das letras são encontradas da direita para a esquerda em uma fila central de um teclado.

3) Resposta: 10. Primeiro, se afastam 8 metros (4×2), depois 6 metros (3×2). As medidas formam os catetos de um triângulo reto imaginário. Seguindo o teorema de Pitágoras, c = √(a2 + b2), sendo “c” a distância final em que se encontram.

4) Resposta: b RABANETE. Ambos crescem debaixo da terra.

5) Resposta: 15. O número equivale ao número de lugares no alfabeto que separam as letras.

6) Resposta: 12

Convidados para a “mesa redonda”

A palavra “Mensa” vem do latim e significa mesa. Faz alusão à mesa (távola) redonda do rei Arthur, onde todos eram iguais. Assim, pretende ressaltar o conceito de uma sociedade na qual não importam idade, nacionalidade, sexo, raça, religião, posição social, ideologia ou postura política dos membros.

Segundo o site oficial da Mensa, seus propósitos são identificar e promover a inteligência humana para o bem da humanidade; incentivar a pesquisa da natureza e o uso da inteligência; promover um ambiente intelectualmente e socialmente estimulante para seus membros.

Estes são alguns dos membros mais famosos da Mensa:

– Isaac Asimov: escritor e vice-presidente de Mensa Internacional

– Norman Schwarzkopf: general aposentado do Exército dos Estados Unidos (a cargo da operação Tormenta do Deserto)

– Quentin Tarantino: diretor de cinema, duas vezes ganhador do Oscar

– Asia Carrera: blogueira

– Bobby Czyz: boxeador, campeão mundial de peso semipesado (1986)

Fonte: Por Paulo Piassi*, g1 Bauru e Marília.* Sob a supervisão de Mariana Bonora 

Compartilhar matéria no
Mariliense de 6 anos tem Q.I. 140 e é mais inteligente que 99% das pessoas. É o novo membro da Sociedade de Alto Q.I.