Com recursos provenientes de doações do empresariado e da sociedade em geral, a reforma da Ala de Internação SUS (Sistema Único de Saúde) da Santa Casa de Marília está a todo vapor. Em três meses de obras, 4 quartos já estão prontos.
“É importante destacar que os trabalhos estão acontecendo com mão-de-obra própria, com a participação direta dos funcionários de Obras e de Manutenção do hospital. Após a conclusão da reforma, a Ala SUS terá todos os seus 24 quartos (total de 48 leitos) com banheiros privativos, ar-condicionado de 12 mil BTUs, do modelo Inverter e TVs (Smart) de 32 polegadas. Será um ganho muito grande aos nossos pacientes e seus acompanhantes, que terão quartos de internação equiparados aos das alas de convênios e particular”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.
O engenheiro responsável pela obra e coordenador de infraestrutura da Santa Casa de Marília, Luiz Maurício Serra de Arruda, enfatizou que a reforma destes últimos 2 quartos foi concluída em 45 dias. “Já tínhamos finalizado as intervenções de melhorias em 2 quartos, no último mês de abril. Estamos realmente em um ritmo satisfatório, com 4 quartos prontos e agora começaremos a 3ª etapa com mais quatro quartos, que devem ter as obras concluídas e entregues no próximo mês de outubro”.
A expectativa é que no 2º semestre de 2025 o setor esteja com a reforma totalmente concluída. O projeto de reforma da Ala de Internação SUS da Santa Casa de Marília é da engenheira Dilene Lopes e a execução das obras tem o comando de Rudnei Scioli e Ivânio Ribeiro, ambos colaboradores da instituição.
Os apartamentos estão recebendo pisos de porcelanato, soleiras de granito, divisórias técnicas (Dry Wall), portas de Blindex (vidro temperado e de correr) e passando por adequações nas instalações hidráulicas e elétricas, além de nova tubulação de gases medicinais, sistema de chamada de enfermagem, forro de gesso e armários planejados em MDF. Os banheiros contam com chuveiros com sistema de aquecimento solar (boiler), barras de apoio e todas as adequações para garantir condições adequadas de acessibilidade a pacientes e acompanhantes deles.
odo o setor (Ala D, como é denominada a Ala de Internação SUS) vai passar por adequações em suas redes hidráulica e elétrica, inclusive com novas tubulações e quadros de disjuntores.
O custo total da reforma será de aproximadamente R$ 1,4 milhão e parte considerável dos recursos já foi obtida através de doações e da realização de Leilão de Gado Beneficente, em março deste ano, na Examar.
As doações continuam sendo recebidas e podem ser feitas através do PIX: 14996193020 (Banco Santander 033, Agência 0011, C/C 13.004000-2 e CNPJ 52.049.244/0001-62). Mais informações na Secretaria da Santa Casa de Marília pelo telefone (14) 3402-5559.