Convênio entre representantes do Brasil e da Índica foi firmado para a constituição do “Inter Country Commmitee (ICC)”, do Rotary International, viabilizando trabalho direto entre os rotarianos dos dois países, envolvendo os distritos rotários 3011 e 3070, ambos da Índia e o 4510 do Brasil. Reunião neste sentido aconteceu no último dia 30, quando foram definidos os responsáveis nas intermediações de ações rotárias conjuntas. No Brasil a responsável pelo comitê será a advogada Maricler Botelho de Oliveira, tendo como secretária Marta Raphael Azevedo Raphael de Azevedo, ambas associadas ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, enquanto que por parte da Índia serão: Jjulia Gangwani e Param Saini, presidente e secretária respectivamente dos distritos 3011 e 3070 do Rotary International, envolvidos no comitê criado.

Com as presenças dos dois governadores dos distritos envolvidos, foi consolidado o convênio em que os rotarianos indianos e brasileiros pretendem priorizar intercâmbios como: internacional de jovens, da amizade, profissionais e o Global Grants. “Essa parceria ajudará bastante no desenvolvimento de todas essas ações, que muitas vezes não acontecem por falta de parceria internacional”, disse Carlos Adão Biella, Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2021-22. “Agora com este relacionamento mais próximo e direto, acredito que os intercâmbios serão mais dinâmicos”, completou Murillo Alvarez Alves, Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2022-23. “Havendo este contato direto, as ações envolvendo países estrangeiros serão mais fáceis de serem realizados”, completou Alonso Campoi Padilha Júnior, Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2006-07, que ajudou na reunião eletrônica, através da Plataforma Zoom, como intérprete entre os participantes.

Maricler Botelho de Oliveira acredita que este comitê poderá ajudar bastante os clubes do distrito localizado na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, a encontrarem parceiros para a realização de Projetos Global Grants, com investimento mínimo de US$ 30 mil. “Essa é uma reclamação muito frequente entre os clubes de que não realizam Projetos Global Grants, por não terem parceiros no exterior”, lembrou a rotariana que pretende criar um grupo de trabalho neste sentido, diante da oficialização do comitê criado entre os dois países. “A Índia é o país onde o Rotary mais cresce”, lembrou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2011-12, Márcio Cavalca Medeiros, que também participou do encontro realizado. “Sem dúvida será uma grande oportunidade, inicialmente, para os clubes do nosso distrito, mas nada impede de envolvermos outros distritos brasileiros”, completou Wilson Hironobu Yamashiro, Governador do D4510 do RI, Gestão 2016-17, ao participar do evento, também.

Da Índia participaram os governadores: Anup Mittal e Deepak Talwar, ambos Governadores do Distrito 3011 do Rotary International e Upinder Singh Ghai, Governador do Distrito 3070 do Rotary International. “Apesar do fuso horário de 3h30 entre os dois países, foi uma reunião esclarecedora e agora vamos começar a manter este relacionamento direto para algumas ações que exijam a participação de clubes estrangeiros”, anunciou Maricler Botelho de Oliveira que pretende buscar entre os clubes do Distrito 4510 do Rotary International aqueles que necessitam de emparceirar ações rotárias com outros países. “A Índia será um país prioritário, ou seja, primeiro ofereceremos à eles a possibilidade de trabalharmos juntos, e não sendo possível, poderemos buscar outros parceiros internacionais”, falou a rotariana que vem se reunindo com frequência com os indianos neste sentido. “Tenho conversado muito com a Jjulia Gangwani e acredito que poderemos fazer muitas ações em conjunto”, disse animada a rotariana de Marília.

Compartilhar matéria no
ROTARIANOS EM AÇÃO: Brasil e Índia firmam parceria para ações rotárias conjuntas
Marta Raphael Azevedo e Maricler Botelho de Oliveira participam do Inter Country Commmitee (ICC) pelo Brasil