Os associados que fazem parte do Rotary Club de Marília-Inovação, no Distrito 4510 do Rotary International, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de humanização desenvolvido dentro do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas de Marília, responsável pelo atendimento à saúde na região centro-oeste do interior paulista, envolvendo 62 municípios paulistas. “São trabalhos intensos que o pessoal do hospital realiza de forma organizada e bem estruturada”, disse o presidente do clube rotário mariliense, o advogado Júlio César Baptista Ribeiro ao convidar para a reunião ordinária do clube local, na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, a gerente de enfermagem Aline Andrade, presente ao lado do médico Thiago Gomes, diretor do Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial e Hospital Dia, do complexo HCFamema.
Durante a exposição que fez a enfermeira mostrou algumas das ações realizadas pelo hospital regional, dentro dos padrões estipulados no Manual de Acolhimento aos Visitantes, que orienta sobre as rotinas hospitalares, explica como é um Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como o paciente pode estar dentro das unidades de saúde e os respectivos horários. “Excelente material, bem detalhado e de ótima compreensão”, disse a advogada Vanessa Carla de Menezes, ao prestar muita atenção nos detalhes da apresentação. “Percebe-se que existe uma preocupação em tornar o ambiente hospitalar o mais humanizado possível”, completou a educadora Alessandra Defensor ao verificar as fotos e as explicações de Aline Andrade.
Durante o tempo que mostrou o trabalho realizado dentro do complexo hospitalar regional, a gerente de enfermagem do HCFamema expos as ações de educação à saúde que são realizadas mensalmente como: Agosto Dourado (Amamentação), Outubro Rosa (Câncer de Mama), Novembro Azul (Próstata), Janeiro Branco (Saúde Mental), Fevereiro Vermelho (Prevenção ao uso de álcool e drogas), dentre outras atividades como: Carnaval, Dia das Crianças, Natal Iluminado, Festa Junina, entre outras datas comemorativas. “Inclusive realizamos uma Gincana, em dezembro, no formato de confraternização trazendo uma série de atividades direcionadas à integração de pais e filhos, com sorteio, exposições, brinquedos infláveis, apresentações de dança e música, dentre outras atividades coletivas”, disse e mostrou por fotos, a enfermeira Aline Andrade, ao acrescentar, inclusive, a atividade do “Coral Vozes”, que tem o objetivo de levar uma mensagem natalina de amor e união para os pacientes, acompanhantes e funcionários, sempre no mês de dezembro, véspera do Natal.
Para a esteticista Sofia Nascimento foi surpreendente a apresentação pela riqueza das informações e a intensidade das ações. “Não fazia ideia de que o pessoal realizava tantas ações assim dentro de um hospital”, disse em tom de surpresa. “Uma programação diversificada e uma programação bem organizada, em virtude, inclusive, pela amplitude do hospital que demonstra ser grandioso e importante para a região”, falou a consultora de empresa, Loredana Aresi, ao assistir toda apresentação pela Plataforma Zoom e não conhecer as instalações do hospital pessoalmente. “Oportuna exposição para que as pessoas saibam o quanto o Hospital das Clinica é importante para a sociedade e principalmente a preocupação que se tem com a humanização de todos que ali estão”, acrescentou o jornalista Márcio Cavalca Medeiros. “Estar num hospital já não é fácil, mas com esta intensidade de ação, a dor e o sofrimento são bem amenizados”, acredita Carlos Eduardo Paes, secretário do Rotary Club de Marília-Inovação.