Os futuros dirigentes do Rotary International no Brasil participam de 04 a 07 de Novembro, no Hotel Wyndham Garden Convention Nortel – Espaço Immensitá, em São Paulo, capital, de treinamento específico visando as gestões 2022-23 e 2023-24, além de “workshop” para os atuais dirigentes da Gestão 2021-22, através de convocação por parte do Diretor do Rotary International na América Latina, Júlio César Silva – Santisteban, do Perú. “É o primeiro encontro, depois de dois anos, realizado no Brasil, por causa da pandemia”, recordou o atual Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o engenheiro Carlos Adão Biella, associado do Rotary Club de Bauru-Parque das Nações, presente no encontro marcado. “Os treinamentos anteriores foram totalmente virtuais, e aos poucos estamos retomando aos encontros presenciais com todo cuidado”, disse o futuro governador distrital da região centro-oeste do interior paulista, o advogado Murillo Alvarez Alves, associado do Rotary Club de Piratininga, presente nos quatro dias de capacitação. “Uma capacitação oportuna e necessária”, disse Wagner Osmar Aparecido Massoca, governador indicado no D4510 do RI, associado do Rotary Club de Tupã-Vanuire, também participante do encontro nacional.
Antes da pandemia estes encontros de capacitação denominados de seminários de treinamento, eram realizados dias antes do Instituto Rotary do Brasil, em meados de Setembro, próximos ao feriado do Dia da Independência. Com a pandemia eles passaram a ser realizados virtualmente em dias diferentes e agora com a retomada das atividades normais, os encontros estão retornando ao presencial. “Este ano o Instituto Rotary do Brasil, foi virtual, por ser organizado com antecedência, por isso os treinamento estão sendo agora”, justificou Carlos Adão Biella que participa do “Workshop” que visa o alinhamento da atual gestão que chega ao final do primeiro semestre rotário em Dezembro.
Atualmente o Brasil conta com 31 Distritos Rotários, e neste treinamento com os governadores eleitos, foram formados dois grupos em que os futuros líderes regionais passam a receber instruções sobre: Gestão Administrativa, Desenvolvimento do Rotary, The Rotary Foundation, Imagem Pública, Juventude, Equipes de Suporte a clubes e distritos, comunicação, motivação, ABTRF, Meio Ambiente, Contato com clubes, Código de Conduta com a Juventude, DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão, entre outros assuntos. “Temas importante para um gestão tranquila, porém, questões que variam de região para região do nosso País”, reconheceu Murillo Alvarez Alves, representante do Distrito 4510 do Rotary International nesta capacitação para Governadores Eleitos. “Inclusive haverá a participação de alguns jovens representantes do Rotaract Club de alguns distritos, que também serão capacitados”, falou o futuro gestor do centro-oeste paulista.
Estes seminários para governadores eleitos e indicados, representantes distritais dos jovens e “workshop” para os atuais governadores distritais do Rotary International conta com Júlio César Silva – Santisteban como convocador; Mário César Martins de Camargo, como co-convocador; Paulo Fonseca, como coordenador geral e Henrique Vasconcellos como líder de treinamento. Depois deste treinamento realizado no Brasil, os futuros dirigentes rotários brasileiros participarão de 16 a 20 de Janeiro, no Rosen Shingle Creek, em Orlando, nos Estados Unidos, da Assembleia Internacional de treinamento, de forma presencial. “Aqueles que não puderem, ou não conseguirem participar presencialmente, serão capacitados de 7 a 15 de Fevereiro, de forma virtual”, explicou Murillo Alvarez Alves.

Compartilhar matéria no
Rotarianos em ação: Novos dirigentes passam por treinamento em São Paulo
Treinamento deste ano, presencial, conta com as participações dos líderes atuais e futuros do Rotary no Brasil (Foto Divulgação)