O oito presidentes dos clubes rotários da cidade de Marília e um da cidade de Vera Cruz, todos do Distrito 4510 do Rotary International, iniciaram a gestão 2022-23 que começou dia 01 de julho, com uma iniciativa inédita entre os dirigentes rotários da região. Todos eles estiveram na sede do Hemocentro de Marília para uma doação de sangue coletiva, como forma de destacar a nova temporada rotária e ao mesmo tempo dar o exemplo de que existe a necessidade permanente de doações de sangue ao banco de sangue de Marília que atende 62 municípios da Divisão Regional de Saúde. “Foi um ato importante com significados variados, mas o mais importante foi o de chamar a atenção da comunidade para que se intensifique as doações”, disse a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, a empresária Marta Raphael Azevedo que esteve presente no ato.

De acordo com a dirigente do clube rotário mariliense esta iniciativa se deve, também, de que no próximo dia 29 de julho será o chamado “Dia D” da doação voluntária de sangue e durante todo o mês de julho os clubes rotários de Marília e Vera Cruz estarão ajudando no fortalecimento da campanha e na atração de novos e antigos doadores. “Cada clube, semanalmente, estará desenvolvendo uma ação específica no sentido de atrair doadores e ajudar no número de doações”, falou Marta Raphael Azevedo ao apresentar a ideia na reunião ordinária do clube em que presidente. “O Rotary Club de Marília-Pioneiro será responsável pela semana do dia 11 ao dia 15”, avisou ao sugerir que os demais companheiros atraiam empresas para que a campanha tenha mais adesões. “Familiares e amigos servem também”, sugeriu ao solicitar que aqueles rotarianos que puderem doar que aproveitem a ocasião e façam a doação. “Sempre temos pessoas próximas que podem ajudar neste sentido”, falou.

Participaram da ação os presidentes: Valter Luiz Cavina (RC de Marília), Gilberto da Silva Mello Neto (RC de Marília-Alto Cafezal), Marco Fragoso (RC de Marília-Leste), Juliano Oliveira (RC de Marília de Dirceu), Marta Raphael Azevedo (RC de Marília-Pioneiro), Robson Carvalho (RC de Marília-Tradição), Marcos Farto (RC de Marília-Coroados), Fábio Ucles (RC de Marília-4 de abril) e Felipe Orlando (RC de Vera Cruz). “Pretendemos em algumas ocasiões desenvolver ações conjuntas como forma de impactar melhor algumas atividades pontuais”, disse a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro que assumiu o cargo no último dia 01 de julho.

A gestão rotária é de 12 meses e sempre no período de julho de um ano até junho do ano seguinte. A ideia da organização mundial é proporcionar a oportunidade para que todos os associados do clube tenham a possibilidade de ocuparem o cargo de forma rotativa. Mesmo com a diferença do ano fiscal com o ano rotário, as gestões são semelhantes em todos os cargos executivos como: presidente do clube, governador distrital e presidente do Rotary International. De acordo com o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o advogado Murillo Alvarez Alves, associado ao Rotary Club de Piratininga, com a rotatividade nos cargos a organização em si encontra mais motivação e cooperação. “Inclusive anualmente temos um lema rotário diferente, exatamente para ajudar nesta parte motivacional”, acrescentou ao dizer que nesta gestão recém iniciada o nome lema é: “Imagine o Rotary”.

Compartilhar matéria no
Rotarianos iniciam gestão doando sangue ao Hemocentro
Rotarianos de Marília e Vera Cruz reforçam a importância da doação de sangue em início de gestão rotária