A Santa Casa de Marília marcou presença na 33ª edição do Congresso da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), realizado de 23 a 26 de abril no Royal Palm Hall, em Campinas-SP.

Representantes da direção e de diversos setores da Santa Casa de Marília estiveram neste importante evento, que em 2024 teve como tema central: “Saúde além do ESG: Onde estamos e para onde vamos?”.

O 33º Congresso da Fehosp contou com mais de 1.200 participantes, de todo o Brasil, entre presidentes de Santas Casas e hospitais filantrópicos, provedores, diretores, administradores, além de secretários municipais de Saúde. Na ocasião, os congressistas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, em atendimentos feitos por 10 técnicos do Ministério da Saúde e dois da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

As Santas Casas e hospitais filantrópicos são responsáveis por 50% de atendimento de média complexidade e 70% de alta complexidade do SUS (Sistema Único de Saúde). O Brasil conta com mais de 1.800 instituições filantrópicas de saúde, sendo 409 no Estado de São Paulo. Em 148 municípios paulistas, são a única alternativa de atendimento público.

As instituições representam, ainda, quase metade de todos os leitos de internação do sistema de saúde do Estado e são responsáveis por aproximadamente 70% das cirurgias oncológicas e dos procedimentos de radioterapia e quimioterapia.

O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti. ressaltou que as práticas em ESG são um grande desafio para a gestão hospitalar. “Conjugar contribuições voltadas ao meio ambiente, com práticas dedicadas ao social, exigem esforços de governança saudáveis e comprometidos com a eficácia em todos os processos dos hospitais. Mais que proporcionar reflexões e explanações, trouxemos dados, evidências, cases práticos e provocações para o que não é mais o futuro e sim o presente”, enfatizou.

A cerimônia de encerramento do evento, neste dia 26 de abril, teve a participação do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. 

“Quem também marcou presença e ficamos muito felizes foi o deputado federal Antônio Brito (PSD-BA), que é o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e o Paulo Magnus (empresário, CEO e fundador da MV, uma das principais companhias de prontuários eletrônicos do Brasil). Trata-se de um evento importante, em que adquirimos muito conhecimento e também pudemos fazer algumas reivindicações ao secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, que vem desenvolvendo um grande trabalho, inclusive com a implementação da nova Tabela SUS acontecendo na gestão dele. Ao nosso lado, esteve a competente diretora do DRS 9 (Departamento Regional de Saúde), Célia Marafiotti, também levando as demandas regionais ao governo estadual”, ressaltou o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.

O evento

A programação do Congresso da Fehosp envolveu mais de 80 palestrantes, com importantes temas, como “ESG no ambiente da Saúde Hospitalar: consolidando as primeiras conquistas e enfrentando os novos desafios”, em palestra apresentada pelo presidente do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), Francisco Balestrin; “Novas Tecnologias que impulsionarão o ESG na Saúde Hospitalar”, por Marco Bego, diretor de Inovação no InovaHC; e “Sustentabilidade Econômica”, por Priscilla Reinisch Perdicaris, secretária-executiva da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Dez Fóruns Técnicos também estiveram entre os destaques da programação, com temáticas voltadas às áreas de Controladoria, Finanças, Contabilidade e Custos; Gestão com Pessoas; Jurídico; Cadeia de Suprimentos – Compras, Almoxarifado e Farmácia; Governança Clínica; Hotelaria e Hospitalidade; Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente; Comunicação; Inovação e Tecnologia; e Oncologia.

O 33º Congresso Fehosp teve recorde de expositores: 149 marcas estiveram no maior evento de saúde filantrópica do País.

Compartilhar matéria no
Santa Casa de Marília marca presença na 33ª edição do Congresso da Fehosp em Campinas