A Secretaria de Saúde de Marília atestou surto de coronavírus após a confirmação de dois casos da doença na Câmara Municipal e realizará uma testagem de 40 funcionários nesta quarta-feira (16). A legislação sanitária considera surto quando há ao menos dois casos confirmados no mesmo local de trabalho ou empresa no período de 21 dias.
No Legislativo de Marília, o primeiro caso foi confirmado na semana passada, com a positivação de um exame do chefe de gabinete Sandro Spadoto.
Até a publicação desta reportagem, ele permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Unimar.
“Não tive notícias oficiais médicas, mas a notícia que tenho é que seu estado de saúde continua grave, porém estável”, informou Debora Bataglia, companheira de Spadoto, que também está com covid-19 e apresenta sintomas leves.
Conforme a Revista D Marília News apurou, o segundo caso foi confirmado nesta semana, com o exame positivo de outro funcionário do Poder Legislativo. Ele não teria apresentado complicações de saúde e permanece afastado.
Diante dos dois casos confirmados, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende (PSD), acionou a Secretaria Municipal de Saúde para uma testagem em massa. Por ora, o trabalho segue normalmente.
“O trabalho vai continuar presencial. Por enquanto ninguém está com sintomas. Quem apresentar algum sintoma da doença será imediatamente afastado. Vamos fazer os testes amanhã [quarta-feira] para tranquilizar”, informou o vereador.
Segundo Luciano Rocha Villela, supervisor da Vigilância Sanitária, os testes serão realizados em parceria com o laboratório do Instituto Butantan, da Capital.
“Vamos fazer o teste em todos os funcionários que estavam trabalhando desde a semana passada. Não são todos. O teste dura de 10 a 15 minutos. Em seguida, o Butantan informa o resultado para nós e também para a pessoa, via SMS. Toda testagem será feita na sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde já existe estrutura e salas devidamente isoladas”, esclarece Luciano Villela.