A Secretaria Municipal de Saúde informou que a data final da campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada para o dia 31 de agosto, de acordo com orientação da Secretaria de Saúde do Estado. Prorrogada pela terceira vez, a campanha tinha como data de encerramento dia 24 de julho.
Como das outras prorrogações, o motivo da prorrogação são os baixos índices de vacinação em alguns grupos prioritários. Em Marília apenas os grupos dos idosos e profissionais de saúde tiveram 100% da população alvo vacinada, sendo que os outros grupos não conseguiram alcançar nem os 90% indicados como satisfatório para a campanha.
Até a última totalização, na sexta-feira (24), a cobertura vacinal em Marília atingiu 70,69% das crianças de seis meses a menor de seis anos; 52,71% das gestantes; 41,42% das puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); 100% dos trabalhadores da Saúde; 100% dos idosos; 53,43% de adultos entre 55 e 59 anos, 70,07% do grupo de comorbidades (pessoas com doenças pré-existentes) e 68,62% dos professores de escolas públicas e privadas.
Também receberam as vacinas 2.155 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e 942 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento. Outros grupos sem comorbidades foram 16.131 doses aplicadas, totalizando 102.788 pessoas imunizadas contra Influenza no município.
Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, informa que a vacinação está disponível para a população em geral, mesmo que não faça parte dos grupos prioritários inicialmente propostos pela campanha. Mas ela insiste na necessidade de as pessoas dos grupos prioritários irem se vacinar para a própria proteção.
“Por conta do baixo alcance da meta nesses grupos prioritários aconteceu novamente a prorrogação da campanha. É mais uma oportunidade para que os públicos de todas as fases, que ainda não se vacinaram, possam procurar de forma organizada as unidades de saúde”, disse a enfermeira.
Onde vacinar?
Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, USF Vila Real, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros, UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III, USF Jardim Julieta e USF Parque das Nações.
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.