O convidado especial para o Seminário Distrital Virtual sobre o Desenvolvimento do Rotary, que acontece neste sábado, dia 13, a partir das 9 horas, através da Plataforma Zoom, será o futuro Diretor do Rotary International para o Brasil, Gestão 2023-25, Henrique Vasconcelos, associado ao Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, que apresentará detalhes e novidades sobre a performance da organização mundial quanto ao quadro associativo. “Este seminário apresentará detalhes sobre o Rotary na região centro-oeste do interior paulista, sobre o Brasil e o Mundo”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o advogado Murillo Alvarez Alves, associado ao Rotary Club de Piratininga, convocador do encontro distrital, neste segundo seminário a ser realizado na atual gestão.
Dentro da programação do encontro estão três partes, quando serão destacados os detalhes dos clubes na região; bem como as novidades apresentadas recentemente pela organização mundial; e a interatividade entre os participantes e os expositores. “A proposta é discutir o fortalecimento, as alternativas e também o engajamento”, disse Murillo Alvarez Alves, que acredita na presença de um bom número de rotarianos. “No primeiro mês da gestão tivemos um acréscimo de 23 associados, o que não acontecia há tempos”, disse entusiasmado quanto a recuperação de associados de forma generalizada. “A ideia é ultrapassar 1,4 mil associados neste primeiro semestre e encerrar a gestão com mais de 1,5 mil associados”, falou ao conversar com os presidentes dos clubes sobre isto nos treinamentos antes do início da atual gestão no mês de julho. “Foram 29 admitidos, diante de seis desistências”, comparou ao considerar o saldo positivo, a princípio.
Henrique Vasconcelos esteve como Coordenador Regional do Desenvolvimento do Rotary durante três anos, gosta do tema, e fez um trabalho positivo neste sentido. Ele comentará as recentes aprovações do Conselho de Legislação do Rotary International, reunido em abril deste ano, quando aprovou detalhes como a admissão de associados fora da comunidade onde o clube está situado, bem como a indicação de qualquer rotariano para qualquer clube do Mundo. “Esses dois detalhes ajudarão a diversificar os clubes, a impulsionar o quadro associativo dentro da atualidade rotária”, disse Murillo Alvarez Alves ao lembrar das reuniões híbridas, das discussões específicas sobre os programas do Rotary e da The Rotary Foundation, bem como as ações rotárias na comunidade. “Vamos destacar a Diversidade, Equidade e Inclusão, bem como os jovens e as mulheres”, acrescentou o dirigente rotário da região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo.
Os novos modelos de clubes e principalmente o estímulo para a criação de novos clubes e ainda os clubes satélites serão destacados, também, além da demonstração da performance do distrito quanto ao quadro associativo nos últimos cinco anos. “Nosso distrito ainda está numa situação tranquila quanto a isso, mas precisamos discutir porque pessoas saem e como que as pessoas estão entrando”, apontou Murillo Alvarez Alves que vem se preocupando com relação a isso. “O crescimento gera um clima positivo, entusiasma as pessoas e motiva o clube todo”, defendeu ao apontar no conhecimento como o principal caminho neste sentido. “A Central do Aprendizado é fundamental dentro deste processo de crescimento, pois, somente conhecendo mais e melhor a organização é que as pessoas terão o sentimento de pertencimento”, defendeu o dirigente ao apontar o site do distrito para as devidas inscrições individuais, pelo endereço eletrônico: https://www.rotary4510.org.br/evento/1881.

Compartilhar matéria no
Seminário destaca futuro Diretor do Rotary International