A diretoria da Santa Casa de Pompeia ficou surpresa e feliz, com os elogios dos representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), que estiveram visitando as instalações no hospital pompeiano e a visita surpreendeu os dirigentes pelas ótimas instalações e adequações do setor. “Normalmente o pessoal da fiscalização não faz comentários, e desta vez além de serem minuciosos, elogiaram o local fiscalizado”, disse em tom de surpresa positiva o provedor da Santa Casa de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, que há tempos vem se dedicando para uma boa instalação dos remédios recebidos. “Foi uma de minhas primeiras ações dentro do hospital”, recordou dos tempos de vice provedor na gestão passada, quando fez doações para o setor de farmácia do hospital local.
Segundo o dirigente de pompeia o setor de farmácia hospitalar é responsável por tarefas como produção, armazenamento, controle e distribuição de medicamentos pelas alas hospitalares, orientando o uso de remédios conforme a eficiência e custo-benefício, de acordo com cada caso dos pacientes. “Local importante e estratégico para o nosso trabalho”, comentou ao enfatizar que o setor de farmácia hospitalar ao atender o paciente certo, precisa oferecer medicamento certo, na dose certa, por via certa e no horário certo. “Essa é uma condição básica da farmácia hospitalar e contribuição importante no desfecho positivo do tratamento do paciente”, falou Alair Mendes Fragoso ao parabenizar toda a equipe que se dedica a este trabalho, sob a coordenação da especialista Taynara de Fátima Ruano de Oliveira.
Sendo um setor importante dentro do contexto hospitalar, o setor de Farmácia da Santa Casa de Pompeia recebeu equipamentos novos, recentemente, além de móveis doados pela Caixa Econômica Federal que ajudaram bastante na certificação. “Ter esse documento do Conselho Regional de Farmácia, e com elogios, é motivo de muita satisfação para nós de Pompeia”, disse entusiasmado o dirigente que vem trabalhando no sentido de preparar o hospital para ampliar o raio de atuação na área de saúde pública. “Um passo de cada vez”, falou ao criar uma série de prioridades no sentido de conduzir os trabalhos administrativos para que em breve o hospital possa oferecer mais serviços hospitalares em mais áreas. “Nesse caso precisamos de um setor eficaz e eficiente, como o setor da Farmácia, para rotular os medicamentos devidamente; informar ao paciente o objetivo de uma maior segurança dos procedimentos; reduzir os riscos relacionados ao uso de terapias de ação anticoagulante e melhorar o processo de comunicação sobre medicamentos entre as equipes médicas”, falou ao procurar se informar a respeito.
Para Alair Mendes Fragoso o processo da administração correta de um medicamento vai muito além de aplicar uma injeção no paciente. “Para minimizar as falhas, há um protocolo de “Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos”, publicado pela Anvisa, que temos que seguir”, disse ao mostrar a necessidade de se seguir todo um protocolo oficial. “E para ajudar neste sentido, o local precisa ter equipamentos adequados de conservação, acomodação e principalmente de estoque”, falou ao prever crescimento do local atual, caso seja necessária a ampliação do hospital. “Por enquanto não há necessidade de mexer nisso, mas temos um plano alternativo caso seja necessário”, tranquilizou.

Setor de Farmácia da Santa Casa de Pompeia é fiscalizada pelo conselho regional e recebe elogios (Foto Divulgação - Fonte Eficaz Comunicação Empresarial)