Solenidade neste dia 22 de abril, a partir das 9h, no estacionamento da instituição, celebra os 95 anos de existência da Santa Casa de Marília. Funcionários e autoridades participam da festividade com direito a bolo e refrigerante. 

As comemorações foram iniciadas com atividades junto à comunidade, de 16 a 19 de abril, com serviços totalmente gratuitos como: aferição de pressão arterial, dicas de saúde, massagem com acompanhamento de massoterapeuta e distribuição de pipoca, refrigerante e água.

“É um momento de muita alegria e satisfação para todos nós, pois comemoramos o aniversário do hospital junto com a comunidade e com os nossos funcionários, que, aliás, compreendem o nosso principal patrimônio”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.

Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, por conta de defasagem de muitos anos da Tabela SUS, a Direção da Santa Casa de Marília não tem medido esforços para captar recursos provenientes de emendas parlamentares e de doações da sociedade em geral para continuar se desenvolvendo, com um atendimento cada vez mais abrangente para o Centro-Oeste Paulista.

“Batalhamos bastante, mas com o apoio de todos estamos conseguindo êxito. Estamos com um projeto sendo executado para a reforma da Ala de Internação SUS, que está recebendo banheiros privativos nos 24 apartamentos, além de ar-condicionado e Smart TV. Em breve vamos inaugurar a nossa Unidade de Radioterapia, o que permitirá à nossa Oncologia um tratamento integral a pacientes com câncer. E temos muito a evoluir e crescer para otimizar o nosso atendimento em âmbito regional”, salientou Norival Carneiro Rodrigues.

Santa Casa nasceu com Marília!

Fundada por Bento de Abreu Sampaio Vidal em 22 de abril de 1929, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília é uma organização filantrópica referência para mais de 1,2 milhão de habitantes de 62 municípios do Centro-Oeste Paulista compreendidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

Hospital mais tradicional da cidade, a Santa Casa de Misericórdia de Marília realiza a maior parte dos atendimentos através do SUS, com infraestrutura de ponta para oferecer o melhor atendimento a toda a população.

A instituição referência nas áreas de Ortopedia, Neurologia Clínica e Cirúrgica, Urologia e tratamentos endovasculares e bucomaxilofaciais, contanto com 274 médicos ativos em nosso corpo clínico e aproximadamente 1.300 funcionários.

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília é responsável por consultas, exames e sessões de quimioterapia e, em breve, será inaugurada a Unidade de Radioterapia em prédio anexo ao Complexo Ambulatorial, para oferecer ainda mais saúde e qualidade aos pacientes de toda a região.

A Santa Casa de Marília é o 5º maior centro de transplantes de rim do interior paulista, e referência no atendimento de pacientes renais-crônicos, com 57 equipamentos de hemodiálise para a realização de terapias renais substitutivas. Recentemente, a unidade hospitalar filantrópica mariliense também iniciou a realização de transplantes hepáticos.

O serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca é destaque na instituição, com profissionais qualificados e modernos equipamentos à disposição da população regional. 

A unidade hospitalar dispõe de 195 leitos, sendo 39 de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) adulto, pediátrico, neonatal e cardiológico. A unidade hospitalar também conta com 10 salas no centro cirúrgico e 11 salas de recuperação pós-anestésica. 

A Câmara Hiperbárica para sessões de oxigenoterapia em equipamento pressurizado é importante no processo de cicatrização de feridas e na recuperação de pacientes.

Em decorrência da defasagem da Tabela SUS, a Santa Casa de Marília necessita de emendas parlamentares e doações de empresários e da sociedade em geral, para poder manter suas atividades.


Por esta razão, campanhas são realizadas para a geração de receitas, como a Doação Solidária, em que os usuários do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) destinam quantias nas contas de água, e a de destinação de tributos devidos no IR (Imposto de Renda), Pessoa Física e Pessoa Jurídica, junto à Receita Federal.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, esta instituição que se confunde com a história de Marília segue firme e forte, graças ao apoio da sociedade, que é a verdadeira dona do hospital, em sua missão de: “Prestar assistência às pessoas de forma a aliviar a dor e diminuir o sofrimento, com dedicação e solidariedade, valorizando a vida”.

Compartilhar matéria no
Solenidade celebra os 95 anos da Santa Casa de Marília nesta segunda