O projeto Relatos de Uma Pandemia (RUP) retrata, por meio da fotografia, como o cotidiano de Marília – cidade referência no atendimento de outros 60 municípios da Alta Paulista –, foi transformado em razão da pandemia do Coronavírus. Assim como a atuação de cidadãos, entidades e órgãos públicos no enfrentamento do Covid-19.

A ideia foi proposta pela dupla de fotógrafos João Carvalho e Rodrigo Alcantra. Eles têm como objetivo documentar o comportamento adotado pela sociedade, com ênfase em um recorte de caráter social. O terceiro fotógrafo ingressou na equipe posteriormente, Wellington Oliveira dos Santos, mais conhecido como Índio, foi incorporado no projeto.

Idosa caminha no centro da cidade; a necessidade do deslocamento e a pandemia (Foto: João Carvalho

No trabalho diferentes setores serão retratados, em especial a atuação dos profissionais da Saúde que estão na linha de frente do combate do inimigo invisível.

“Buscamos incessantemente por imagens que mostram como a cidade foi se transformando durante a pandemia. Como a população tomou – ou não – consciência da necessidade de isolamento social para a não disseminação do vírus. E quais as medidas adotadas – ou ausências delas – para o enfrentamento do Covid-19 de órgãos públicos como do setor privado”, explica Rodrigo Alcantra.

Idoso é ajudado por transeuntes na Sampaio Vidal (Foto: Rodrigo Alcantra)

“É importante dizer que a documentação deste trabalho também é uma forma de homenagear e solidarizar-se com todos os segmentos que se mobilizaram para encarar esta crise pandêmica. Importante frisar que estamos utilizando todos os EPIs necessários, mantendo uma dinâmica de quarentena”, frisou o fotógrafo João Carvalho.

Para Wellington dos Santos, convidado para integrar o projeto Relatos de Uma Pandemia, a documentação representará um acervo histórico para Marília.

“Agradeço pela oportunidade em fazer parte deste projeto, idealizado pelos amigos fotógrafos Rodrigo e João que retrata a importância do isolamento social neste momento e os cuidados que devemos ter no dia a dia. Poder documentar através das lentes este momento histórico mundial que estamos vivendo, será uma oportunidade ímpar de registrar os diferentes comportamentos e de alguma forma poder atingir e conscientizar toda a população”.

Todo acervo já pode ser conferido pelo site Relatos de Uma Pandemia ou através do Instagram (Clique aqui).

Igrejas vazias com missas transmitidas pela internet virou um cenário comum (Foto: Índio)
Compartilhar matéria no
Trio de fotógrafos documenta os impactos da pandemia em Marília