Um dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é o das crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Elas serão imunizadas na terceira etapa da campanha, que vai de 9 a 22 de maio. Nessa fase, também estão incluídas grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.

A vacinação contempla crianças até 6 anos pois nesse período é maior o risco de desenvolver complicações graves a partir da gripe, disse o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri.

“A vacina contra a gripe, contra o vírus Influenza, se mostrou efetiva quando vacinamos crianças a partir dos seis meses de idade. Antes disso não há nenhuma demonstração de que a vacina tenha eficácia comprovada. E mais que isso: as crianças pequenas quase sempre estão em amamentação, o que já é uma proteção muito importante. Além disso, quando nós vacinamos a grávida – e a grávida está incluída nos grupos prioritários para receber a vacina da gripe –, os anticorpos e as defesas que a mãe produz são transferidas também para o bebê.”

A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três tipos de vírus mais comuns no hemisfério sul: Influenza A (H1N1) e Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Compartilhar matéria no
Vacina contra a gripe é para crianças de seis meses a menores de seis anos