O evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região e trará programação voltada à
compreensão e ao desenvolvimento das relações de trabalho no meio rural. 

Nos dias 9 e 10 de novembro, a Universidade de Marília (Unimar) será a sede do XIX Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O evento voltado à profissionais do setor jurídico e do agronegócio, tem como objetivo debater as relações de trabalho no meio rural. As inscrições com descontos para profissionais podem ser realizadas até essa quinta-feira, dia 27, pelo site https://congressorural.trt15.jus.br/.
O Presidente do TRT-15, o desembargador Samuel Hugo Lima, destaca a importância do congresso. “Depois de um hiato de cinco anos, estamos retomando a realização deste importante evento como marco na promoção de debates e reflexões sobre as questões trabalhistas no meio rural. Este é um momento crucial para esgrimir e encontrar soluções para os desafios que enfrentamos no setor rural, sobretudo no Estado de São Paulo. O evento fornecerá uma plataforma única para compartilhar conhecimentos, experiências e boas
práticas”, explica.

O XIX Congresso de Direito do Trabalho Rural é uma iniciativa do TRT-15, Universidade de Marília e Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (Injieds). O evento conta com apoio do Sindicato Rural de Bastos, Faesp, Senar, Sindicatos Rurais, São Martinho, MF Rural, Replan Marília, bpbunge bioenergia, 31ª Subseção da OAB/SP em Marília-SP, Prefeitura Municipal de Marília, Associação Comercial de Marília-SP e Jornal da Manhã.
Ao longo do dia, os participantes terão a oportunidade de participar de seis painéis e duas conferências, as quais contarão com debates sobre a contemporaneidade das relações de trabalho no setor rural, o direito coletivo de trabalho, os limites da competência material da Justiça do Trabalho com foco nas ações civis públicas relacionadas ao peso dos caminhões no transporte de insumos agrícolas, a tecnologia, a diversidade, os direitos da personalidade, e a revisão da NR31 e seus impactos. 
Entre os palestrantes estão o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; o presidente do TRT da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo; o diretor de Administração e Finanças da Federação dos Trabalhadores Assalariados e Empregados Rurais do Estado de Goiás, José Maria de Lima; a diretora jurídica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, Angela Gandra Martins; o advogado Elias Marques de Medeiros Neto;  o professor de Direito Processual do Trabalho e Direitos Fundamentais Sociais da Graduação em Direito das Faculdades Integradas de Vitória, Carlos
Henrique Bezerra Leite; o professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mário Mollo Neto;  o  coordenador de Projetos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, Carlos Eduardo Chaves Silva; e o procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Ronaldo José de Lira.
Pelo TRT-15 participam os desembargadores Carlos Alberto Bosco, que é diretor da Escola Judicial, e Ana Paula Pellegrina Lockmann, além do auxiliar da Vice-Presidência Judicial, o juiz juiz Guilherme Guimarães Feliciano Sérgio Polastro Ribeiro, e a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região – Amatra XV, Breno Ortiz Tavares Costa.
“Este congresso é uma oportunidade única para profissionais e estudantes aprofundarem seus conhecimentos sobre o direito do trabalho rural e suas implicações na sociedade contemporânea”, destaca o Presidente do TRT-15.
As inscrições com valores promocionais, de R$ 70 a R$ 180, podem ser feitas no site https://congressorural.trt15.jus.br/ até o dia 27 de outubro. Os participantes receberão certificado com carga horária total de 12 horas.

Compartilhar matéria no
XIX Congresso de Direito do Trabalho Rural em Marília será sediado este ano na Unimar. Confira!