A lista inclui uma escritora, um professor e outros profissionais que utilizam o alto QI para se destacarem em suas áreas

Utilizado para mensurar a capacidade intelectual e de raciocínio de uma pessoa por meio de testes, o QI (Quociente de Inteligência) proporciona uma visão sobre a complexidade cognitiva de um indivíduo.

O que é o QI e como funciona?

O QI basicamente é uma medida que busca qualificar a inteligência de uma pessoa, geralmente, por meio de testes de inteligência padronizados. Por meio deles são avaliadas as habilidades como raciocínio lógico, capacidade verbal, resolução de problemas, aptidões matemáticas e outras competências intelectuais. 

As respostas corretas resultam em uma pontuação padronizada, que é utilizada para comparação com a média da população da mesma faixa etária. Quanto maior for o resultado, mais alto será o QI. Entre os principais testes estão o Teste de Inteligência de Stanford-Binet e o Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS).

O psicólogo francês Alfred Binet foi o pioneiro a elaborar o teste, pois, na época, o governo francês tinha o objetivo de criar uma ferramenta capaz de identificar crianças com dificuldades de aprendizado nas escolas. Então, em 1905, o profissional, junto com seu auxiliar, Theodore Simon, criou o primeiro teste de inteligência, denominado “Escalas Binet-Simon”.

Este primeiro teste tinha diversas tarefas e perguntas para a avaliação da capacidade mental das crianças. Assim, era possível analisar campos como a memória, raciocínio lógico, linguagem e resolução de problemas. Então, o resultado final dava a pontuação que determinava a idade mental do pequeno, comparando a sua idade cronológica. 

Classificação de Terman sobre a pontuação do teste de QI

Abaixo, veja o que significa cada pontuação. 

  • Superior a 140: inteligência genial;
  • Entre 120 e 140: inteligência muito superior;
  • Entre 110 e 120: inteligência superior;
  • Entre 90 e 110: inteligência normal ou média;
  • Entre 80 a 90: abaixo da média 
  • Entre 70 e 80: debilidade mental fronteiriça;
  • Abaixo de 70: debilidade mental definida.

Confira o ranking das pessoas mais inteligentes do mundo atualmente

Agora que você já sabe o que é QI e para que serve, confira uma lista com as cinco pessoas mais inteligentes do mundo atualmente. Vale ressaltar que elas estão vivas. 

5 – Rick Rosner

De acordo com o portal Terra, o famoso produtor de TV e escritor nos Estados Unidos, Rick Rosner é a pessoa com o 5º maior QI do mundo, pois ele fez 192 pontos no teste. Ele também já trabalhou como garçom de patins, segurança, stripper e modelo nu. 

4 – Christopher Langan

Muito famoso por conta de sua alta pontuação em um teste de QI, no qual conforme informações do portal O Globo, ficou entre 190 e 210. Christopher Langan é autodidata e criador do Modelo Teórico-Cognitivo do Universo (CTMU), que junta conhecimentos da ciência e filosofia.

3 – Christopher Hirata

Também de acordo com o Terra, Christopher Hirata atingiu 225 pontos no teste de QI. Ele é um cosmólogo e astrofísico. Além disso, acumula grandes feitos desde criança, quando conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física com somente 13 anos. 

2 – Marilyn vos Savant

Atualmente na segunda posição de maiores QIs do mundo, Marilyn vos Savant é uma escritora dos Estados Unidos e em 1980, foi reconhecida pelo Guinness World Records como a mulher mais inteligente do mundo. O seu QI foi de 228. 

1 – Terence Tao

A pessoa com o QI mais elevado do mundo é Terence Tao, um matemático australiano que possui 230 pontos no teste. Ele é considerado um gênio. Com apenas 16 anos fez doutorado e foi o mais novo a se tornar professor titular da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos.

Fonte Olhar Digital

Compartilhar matéria no
O que é QI, como ele funciona e quem são as pessoas mais inteligentes do mundo?