
O MIS Experience abriu oficialmente nesta quarta-feira, 20 de agosto, a Exposição Itinerante MIS Experience 360° – O Cinema de Billy Wilder, organizada pelo MIS Experience (Museu da Imagem e do Som). E exposição está acontecendo na Galeria Municipal de Artes com apoio da Prefeitura pela,Secretaria da Cultura.

Estiveram presentes na solenidade de abertura da exposição a Assistente de Produção do MIS Experience, Camila Cardoso Licciardi, e as secretárias municipais Taís Monteiro (Cultura) e Hélide Maria Parrera (Assistência Social e Cidadania); além dos vereadores Danilo Bigeschi (presidente da Câmara) e Wilson Damaceno.

As Casas do Pequeno Cidadão de Rosália e do Santa Antonieta levaram grupos de crianças para a experiência de observar exposições 360º do Museu da Imagem e do Som com uso dos óculos de realidade virtual.

A programação de abertura contou ainda com apresentação musical do Maestro Otávio Caprioli e de Márcio Rodrigues (Projeto em parceria com Adevimari); apresentação de dança com Letícia Tsuji, aluna da escola de Ballet Studio Art Dança; e do Robô gigante.

Para a Secretária da Cultura, Taís Monteiro, a ação fortalece a cidade de Marília no âmbito cultural. “Receber uma exposição inédita como essa é muito importante, pois proporciona à população de Marília uma experiência imersiva da Exposição do MIS, uma inovação no que diz respeito a exposições”, disse

Para abrigar a exposição do MIS Experience, a Galeria de Artes recebeu algumas intervenções e pintura, orientados por Aline Oliva, arquiteta e historiadora da arte. A decoração do local também ganhou um toque especial, com um grande tapete vermelho, doado pelo empresário Mário Milani.

A EXPOSIÇÃO
A versão itinerante é resultado de um projeto que registrou, em tecnologia 360°, a entrada e as salas de alguns filmes exibidos na mostra original do MIS, em São Paulo. Com o uso de nove óculos de realidade virtual, os visitantes poderão passear por cenários recriados, ouvir narrações com sinopses e curiosidades, além de conhecer itens de destaque de cada sala.

Billy Wilder (1906-2002) foi roteirista, cineasta e produtor estadunidense, com uma carreira de mais de 50 anos e mais de 60 filmes, amplamente reconhecidos pelo público e pela crítica. Nascido Samuel Wilder, na Galícia (atual Polônia), filho de judeus, mudou-se para os Estados Unidos em 1933 após a ascensão do regime nazista. Sua mãe e avós foram vítimas de Auschwitz. Ao chegar a Hollywood, sem falar inglês, aprendeu rapidamente o idioma e contou com a ajuda do ator Peter Lorre para ingressar na indústria cinematográfica. Wilder se destacou por tratar, com humor e inteligência, temas controversos da vida moderna norte-americana.

A mostra apresenta um recorte de sua filmografia, destacando 13 de seus 27 longas-metragens, com textos de Ana Lúcia Andrade, especialista na obra do cineasta e autora do livro Entretenimento inteligente – o cinema de Billy Wilder. Entre os filmes em destaque estão Semente do mal, Crepúsculo dos deuses, Quanto mais quente melhor, Sabrina, Irma La Douce, O pecado mora ao lado e Se meu apartamento falasse. Wilder trabalhou com grandes nomes do cinema, como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe, Shirley MacLaine, Jack Lemmon e William Holden.
A Exposição segue durante todo o mês de agosto, até o dia 20 de setembro. A entrada é gratuita e a classificação é livre, embora a experiência seja mais indicada para adultos, adolescentes e crianças a partir de 7 anos.
A Galeria Municipal de Artes fica na Av. Sampaio Vidal, 245, piso térreo do Complexo Cultural “Braz Alécio”, e funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e às segundas e sábados, das 13h às 17h. Para grupos a partir de dez pessoas, é necessário agendamento pelo telefone (14) 98195-0186.