A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, fiscalizará a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção fácil em todo o município enquanto durar a quarentena, seguindo o Decreto Estadual.

O uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir deste sábado, dia 9 de maio, nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população; nos estabelecimentos autorizados e considerados atividades essenciais; e em repartições públicas municipais pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares.

Decreto municipal nesse sentido será publicado no Diário Oficial do Município de Marília neste sábado, dia 11, com a fiscalização, aplicação das penalidades e demais medidas ficando sob a responsabilidade da Vigilância Sanitária do Município, que contará com o apoio e auxílio dos órgãos competentes.

O médico veterinário Luciano Rocha Villela, supervisor da Vigilância Sanitária, explicou como ocorrerá a fiscalização nos transeuntes.

“O decreto cita a questão do cidadão na rua. É uma abordagem difícil de fazer, pois você vai enfrentar um cidadão que está andando na ruas. A gente em parceria com a Polícia Militar, vamos começar fazer uma abordagem, aos poucos”, explicou.

“Temos que contar que isso é uma mudança de hábito. Nossa geração nunca viveu uma pandemia. É uma questão delicada do cidadão, mas nos vamos fazer uma fiscalização mais efetiva, pontual e incidente em cima dos estabelecimentos”, complementou.

Para os estabelecimentos comerciais essenciais, a fiscalização será mais intensiva. Caso o recinto não cumpra as determinações do uso de máscaras, o local será notificado e poderá ter seu alvará suspenso, além da possibilidade de pagar uma multa que varia de R$ 276,10 a R$ 276,10 mil reais.

Compartilhar matéria no
Com apoio da PM, Prefeitura abordará transeuntes sem máscara na cidade