O prefeito Daniel Alonso (PSDB) se reuniu na manhã desta segunda-feira (30) com o Comitê de Enfrentamento Contra o Covid-19 e decidiu voltar atrás sobre sua decisão de retomar os serviços considerados não essenciais na cidade, como o transporte coletivo, o comércio e autorização para os prestadores de serviços trabalharem.
Conforme a decisão anunciada pela Prefeitura de Marília, a quarentena no município se mantém até o dia 7 de abril (terça-feira), seguindo as determinações do governador João Doria.
“O que nós deliberamos na manhã deste dia é que nós vamos estender nossa quarentena para que ela se iguale a quarentena do Estado de São Paulo, ou seja, até o dia 7, para não haver nenhum conflito entre os decretos do município e do Governo Estadual”, disse o prefeito.
De acordo com Daniel Alonso, as recomendações estão sendo seguidas com o apoio de especialistas internacionais na área da Saúde.
“Hoje o Brasil e o mundo precisam falar a mesma língua. É exatamente esse nosso entendimento e nós assumimos esse compromisso em seguir todas as determinações do Governo do Estado, que está recebendo uma consultoria internacional para a tomada de decisões contra a pandemia”, analisa o chefe do Poder Executivo.
Em relação a mudança da decisão de reabertura das atividades, divulgada na última sexta-feira (27), Daniel Alonso revelou o que foi avaliado para o recuo estratégico.
“De lá para cá aumentaram muito os casos na região. Nós [O Poder Público], evidentemente como todo País, ficamos muito preocupados com este aumento. As cidades como Rio Preto e Bauru já têm casos confirmados. Em Marília, esse momento é de investir e equipar nossos hospitais e profissionais da área da Saúde”, finalizou Daniel Alonso.
Empresariado
Para o segmento do comércio e empresariado, o prefeito Daniel Alonso recomendou que o setor adota medidas estratégicas e mais criativas no momento de crise, como a utilização de Drive Thru ou serviço de entrega, o Delivery.
“Deixar claro que estamos focados para atender todas as demandas. Nosso objetivo é investir, cuidar da saúde e seus profissionais, mas também sem esquecer dos desempregados, sobretudo dos pequenos empresários que estão sofrendo muito”, completou o prefeito.
“Ainda assim, segundo nosso planejamento estratégico, a reabertura será feita de forma gradual seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os comerciantes podem atender no sistema Drive Thru e Delivery. É o momento de usarmos a criatividade e utilizar as redes sociais. Não sabemos quanto tempo a quarentena vai durar”, orientou o chefe do executivo”.