Definido para 17 de setembro pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Dia Mundial de Segurança do Paciente teve ontem diversas atividades na Santa Casa de Marília. O tema da campanha deste ano é “Melhorar o Diagnóstico para a Segurança do Paciente” e o slogan “Faça Certo, Torne Seguro!”.
A abertura oficial dos trabalhos foi às 13h desta terça-feira (17 de setembro), com palestra do superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, no salão de reuniões da instituição, sobre o assunto “O Diagnóstico é um Esforço da Equipe”.
Ministrada pela Equipe de Gerenciamento de Riscos, em dois horários, às 15h e às 20h30, também no dia 17 de setembro, acontece a palestra “Importância da Segurança do Paciente na Qualidade do Cuidado”. As explanações também estarão sendo realizadas, às 8h e às 20h30 da quarta-feira (18 de setembro).
A diretora assistencial da Santa Casa de Marília, Renata Trinca, vai abordar o tema “O Diagnóstico Correto e Oportuno é o Primeiro Passo”, às 14h do dia 18 de setembro, hoje.
A entrega dos folhetos educativos “Você pela sua Segurança” será realizada das 14h às 15h, no dia 18 de setembro, nas áreas assistenciais.
O Big Fone – ligações nos ramais dos setores assistenciais com perguntas relacionadas à segurança do paciente – será outra atividade do Dia Mundial de Segurança do Paciente na Santa Casa de Marília.
Pedágio com dinâmica mantendo as sete metas de segurança do paciente também acontece nos dias 17 e 18 de setembro, das 18h30 às 19h30, nas proximidades do relógio de ponto da instituição.