A Flor do Buriti se consagra como o grande vencedor da noite ao receber 5 premiações
A cerimônia de encerramento do Festival de Cinema de Marília 2024 foi uma
celebração marcante do cinema brasileiro. Realizada no Teatro Municipal de Marília, a
noite reuniu grandes nomes da sétima arte e consagrou A Flor do Buriti como o grande
vencedor, levando o Prêmio Curumim de Melhor Longa-metragem. Comandada pela
atriz Bella Camero e pelo cineasta e ator Jonathan Natalício, a cerimônia foi palco de
homenagens e importantes premiações que reforçaram o papel do festival na
valorização e difusão do cinema nacional.
Desde 1952, o Clube de Cinema de Marília tem sido um importante ponto de encontro
para amantes da sétima arte no interior de São Paulo, e o Festival de Cinema de
Marília, que surgiu desse movimento, é um dos eventos culturais mais respeitados do
Brasil. A edição de 2024, além de premiar grandes obras, reafirmou a importância da
democratização do acesso ao cinema, especialmente em regiões afastadas dos grandes
centros. O Prêmio Curumim, criado em 1966, é a principal honraria do festival e
reconhece a excelência da produção nacional, com obras avaliadas tanto por um júri
especializado quanto pelo público.
A noite começou com a entrega do Prêmio Especial do Clube de Cinema de Marília,
que valoriza filmes exibidos ao longo do ano no clube e que recebem votações do
público presente. Na categoria ficção, o grande vencedor foi Propriedade, de Daniel
Bandeira, enquanto Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina, de Ana
Rieper, levou o prêmio de melhor documentário.
Em seguida, foi destacado o trabalho de realizadores que participaram das Oficinas
“Cinema de Guerrilha”, mostrando o poder do cinema colaborativo e de baixo
orçamento. Através do laboratório de roteiros CristaLab, projetos de ficção e
documental puderam ser desenvolvidos e explorados em sua potência, com os
participantes recebendo consultorias de nomes importantes da indústria como Thays
Berbe, Guilherme Cesar, Cláudia Seneme do Canto e Ale Paes Leme.
Os projetos, selecionados a partir de argumentos, tiveram a chance de vivenciar um
Pitching Competitivo com Ale Paes Leme, Alice Stamato e Gustavo Auricchio, em
parceria com a Lombada Filmes. Os vencedores do Pitching de Ficção e Documental
foram Vinícius de Moura Gabriel, com o projeto Tríade e Luana Lopes, com Janelas do
Amanhã, respectivamente.
Cristiano Anechini, fundador da Cinegoria e presidente do Clube de Cinema de Marília,
destacou a importância do festival na formação e promoção de novos talentos: “Este
Festival é uma vitrine do talento que emerge de todas as regiões do Brasil. O cinema
precisa ser um espaço de acolhimento e diversidade, e é exatamente isso que o
Festival de Marília tem conseguiu realizar nessa edição”, destaca.
Durante a premiação também foi concedida uma Menção Honrosa à cineasta e
produtora Carol Montoro, reconhecida por seu trabalho em prol da promoção da arte
plural e acessível em Marília. Fundadora da LUX Arte Produções, Carol tem se dedicado
a projetos que abordam questões sociais relevantes, como o documentário Eu Existo,
Um Olhar Sobre a Realidade Mariliense, que retrata a vida de mulheres transexuais e
travestis. Co-produziu o filme A Família Fantasmadownica, com a Casa Bonfim Arte e
Cultura, protagonizado por atores com Síndrome de Down, bem como o vídeo arte
Ecos do Esquecimento de Daiana Crepaldi, que traz uma narrativa fotográfica de
espaços abandonados em meio a cidade.
Reforçando o engajamento do público com as produções exibidas, o público presente durante as mostras competitivas elegeu A Flor do Buriti como Melhor Longa-
metragem e Movimentos Migratórios como Melhor Curta vencedores do Júri Popular.
Já o júri técnico de 2024 foi composto por nomes consagrados do cinema brasileiro,
como a cineasta Marina Person, que presidiu a banca de jurados, além de Vinícius de
Oliveira, Virgínia Cavendish, Anderson Bardot e Well Darwin. Eles foram responsáveis
por atribuir prêmios em diversas categorias, bem como decidir os vencedores do
Troféu Curumim.
“O Festival desse ano foi a coroação de um evento que, mais uma vez, demonstrou sua
relevância para o cinema nacional e segue firme como um espaço de celebração,
formação e premiação de cineastas. Além de promover o diálogo entre o público e as
produções que refletem as mais diversas vozes e identidades do Brasil, ao longo de sua
história, o festival tem se consolidado como um dos mais importantes do país, e a
edição de 2024 reafirmou esse compromisso com a pluralidade, inclusão e o futuro do
cinema nacional”, finaliza Anechini.
Uma coprodução do Clube de Cinema de Marília e da produtora Cinegoria, o Festival é
realizado por meio da Seleção Pública Edital nº 14/2023 da Lei Paulo Gustavo Estadual
- São Paulo, e pela Seleção Pública Edital Nº 011/2023 – Audiovisual da Lei Paulo
Gustavo Municipal de Marília – SP e do programa de Difusão do APAA.
Na edição de 2024, o Festival contou com a parceria da produtora Alumiar Filmes; FSC
Comunicação; O Porta Voz Comunicação e Eventos; Leste; Sun Valley; Casa Toscana;
Café América; Xeque-Mate Retrô Bar; Festival Gastronômico de Marília; iCine; TV TEM;
Life e Paschoalotto.
Mais informações sobre o Festival de Cinema de Marília podem ser obtidas em:
www.festivalcinemamarilia.com.br e www.instagram.com/festivalcinemamarilia
PREMIAÇÕES FESTIVAL DE CINEMA DE MARÍLIA 2024
Melhor Fotografia de Curta-metragem
Dinho de Petrus Cariry.
Melhor Fotografia de Longa-metragem
Estranho Caminho de Linga Acácio.
Melhor Roteiro de Curta-metragem
Sua Majestade, o passinho de Mannu Costa.
Melhor Roteiro de Longa-metragem
A Flor do Buriti – João Salaviza, Renée Nader Messora, Ilda Patpro Krahô, Francisco
Hyjnõ Krahô e Henrique Ihjãc Krahô
Melhor Direção de Arte de Curta-metragem
Bença: Isa Lanave.
Melhor Direção de Arte de Longa-metragem
A Flor do Buriti: Ángeles Frinchaboy e Ilda Patpro Krahô.
Melhor Atuação de Curta-metragem
O Prazer é todo meu: Margarida Baird.
Melhor Atuação de Longa-metragem
Conjunto do elenco de A Flor do Buriti
Melhor Direção de Curta-metragem
Lapso: Caroline Cavalcanti.
Melhor Direção de Longa-metragem
Estranho Caminho: Guto Parente.
Prêmio Curumim de Melhor curta-metragem
Do Tanto de Telha no Mundo
Prêmio Curumim de Melhor longa-metragem
A Flor do Buriti
Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival / Reportagem e Texto: Adriana Forcato. Fotos: Divulgação. Legenda Fotos (Com colaboração de Alf Ribeiro)