As cirurgias eletivas – agendadas, consideradas sem urgência – serão retomadas nos três hospitais de Marília a partir de segunda-feira (27). A decisão foi tomada durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na manhã de ontem, e comunicada pela Prefeitura.

A reunião do Comitê definiu também a volta das cirurgias eletivas nos hospitais Santa Casa, HC/Famema e HBU (Hospital Beneficente Unimar), consideradas emergenciais.

Os próprios hospitais entrarão em contato com os pacientes para o agendamento dessas cirurgias, que serão realizadas com toda segurança e proteção ao paciente, que estará totalmente isolado das alas reservadas ao atendimento de suspeitos de Covid-19.

A medida teve aprovação unânime dos representantes dos hospitais, que irão contatar os pacientes que, inclusive, já tinham exames pré-operatórios feitos quando as cirurgias tiveram que ser adiadas em virtude da pandemia.

Outras deliberações

O encontro do Comitê deliberou ainda outras medidas, como a criação do Comitê de Médicos para padronização de protocolos (uso de remédios), sendo que os hospitais de Marília irão indicar os seus representantes nesse órgão.

Outra deliberação importante é quanto ao uso de máscara pela população, que deixará de ser obrigatório, porém será recomendado principalmente no interior dos locais de maior fluxo de pessoas, como supermercados, lotéricas, bancos, açougues, transporte coletivo urbano e outras atividades que estejam funcionando por serem consideradas essenciais.

A reunião apresentou também o Programa Melhor em Casa, cujo lançamento oficial aconteceu na última quarta-feira (22) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas para locomoção a um serviço de saúde, trabalhando a prevenção, cura, paliação e reabilitação, visando diminuir o número e o período de internações hospitalares e proporcionar ao cidadão um cuidado humanizado próximo a sua rotina e junto a sua família, com equipes multidisciplinares, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.

Compartilhar matéria no
Hospitais de Marília retomam cirurgias  agendadas com pacientes