O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, suspendeu a decisão do desembargador Jacob Valente, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que dava autonomia para o prefeito Daniel Alonso (PSDB) reclassificar Marília nas fases de flexibilização do Plano SP.

A prefeitura de Marília receberá a notificação nesta quinta-feira (25) e a partir do recebimento, Marília deve sair da ‘fase 2 – laranja’ e recuar para a ‘fase 1 – vermelha’. Nesta etapa, que deve ser iniciada a partir de sexta-feira (26), apenas os serviços essenciais podem continuar funcionando.

Diante da decisão do STF, o comércio, shoppings, salões de beleza e outras atividades que estavam permitidas a funcionar pela Prefeitura não poderão receber clientes e devem fechar as portas.

Agora quem decide sobre as fases de flexibilização da cidade é o governador João Doria (PSDB). Um novo anúncio sobre a reclassificação das cidades em todo o Estado deverá ser realizado nesta sexta-feira (26) durante uma coletiva no Palácio da Alvorada.  

Para a cidade ter progresso nas fases de flexibilização, o número de internações terá que reduzir significativamente. Apenas nesta semana, três pessoas já morreram vítimas do coronavírus. Por enquanto, os dados deixam Marília em uma situação delicada.

Compartilhar matéria no
STF suspende ‘autonomia’ de Daniel Alonso e Marília volta para a ‘fase vermelha’