O prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), afirmou que um dos maiores problemas para enfrentar o Covid-19 é falta de consciência da população, que insiste em se aglomerar em festas privadas e confraternizações.
O chefe do Executivo ausentou culpa do comércio e disse que o segmento permanece seguindo as regras de isolamento social determinadas pelos decretos Estadual e Municipal.
Daniel Alonso informou que atualmente a maior preocupação é com as aglomerações de pessoas em festas comunitárias e em chácaras, o que dificulta o trabalho da fiscalização.
“Hoje o comércio está funcionando e bem, pois todos entenderam a necessidade da proteção, com o uso de máscaras, de álcool em gel e de se manter o distanciamento. O nosso problema maior está sendo a aglomeração em chácaras particulares e festas comunitárias, onde o trabalho de fiscalização fica prejudicado. As pessoas precisam se conscientizar que a doença é séria e que essas aglomerações facilitam o contágio, podendo contaminar uma família inteira. Existe a necessidade imediata de uma maior conscientização dessas pessoas para evitar essas festas e, consequentemente, aglomerações”, afirmou o prefeito.
O Chefe do Executivo destacou também que a região de Marília ainda está entre as melhores do Estado, principalmente em relação às mais próximas, como Bauru, Araraquara e Presidente Prudente (ver anexo).
“Os nossos números continuam melhores que as outras regiões mais próximas, mas temos que ficar atentos. Esse momento é de cautela e a população tem que ser a nossa maior fiscal. Se todos se conscientizarem do que precisa ser feito, conseguiremos vencer essa pandemia. A nossa fiscalização, em parceria com a Vigilância Sanitária e com a Polícia Militar, tem feito a sua parte, mas repito, os maiores fiscais têm que ser os próprios cidadãos.”