Após uma série de críticas ao grande fluxo de pessoas na região central, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) se posicionou e alertou que todas as medidas adotadas para flexibilizar a economia local poderão ser revistas caso a situação do Covid-19 se agrave em Marília.

O comunicado partiu da assessoria de imprensa do prefeito. Atualmente, Marília é a única cidade na fase 4 no Estado de São Paulo e a classificação partiu do próprio prefeito.

“Mais uma vez pedimos a todos que vá somente ao centro de Marília em caso de extrema necessidade e caso precise ir, use máscaras. Sempre é bom lembrar que essa flexibilização em caso de exagero e aglomerações desnecessárias, poderá ser revista e tudo fechar novamente, principalmente se os números de casos do coronavírus aumentarem. Não podemos jamais perder o controle sanitário que conquistamos desde o início da pandemia”, disse o chefe do executivo.

Para tentar frear a multidão, Daniel Alonso disse que intensificará as abordagens nas lojas conscientizando empresários e clientes sobre a importância do cumprimento de todas as orientações sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde.

A notícia da flexibilização da cidade teve repercussão nacional, inclusive a notícia chegou a ser divulgada no Jornal Nacional, da Rede Globo, na edição de segunda-feira, dia 1º de junho. O destaque foi para a decisão de Daniel Alonso ao contrariar o governador João Doria, do mesmo partido, e as filas formadas pela população em diferentes lojas.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Adriano Luiz Martins, disse que não o movimento deverá diminuir nos próximos dias. “Muitas pessoas aproveitaram o primeiro dia para colocarem as contas em dia e a compra de necessidades emergenciais. Não acredito que isso se mantenha nos próximos dias”, analisou.

O grande reforço da saúde da cidade foi o mau tempo. A chuva desta terça-feira é resultado de uma frente fria que está chegando na região. Para os próximos dias, a chuva e as baixas temperaturas são esperadas, segundo o IPMET (Instituto de Pesquisas Meteorológicas).

Compartilhar matéria no
Prefeito adverte que, caso piore os casos de Covid, serviços poderão ser suspensos