Diante da baixa arrecadação provocada pelo coronavírus, os servidores municipais, aposentados e trabalhadores terceirizados da Prefeitura de Marília estão com os salários do mês de maio atrasados.

Uma das causas para o atraso foi o “baque” sentido pela administração municipal na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal).

Conforme o Jornal D Marília divulgou no mês passado, a queda de abril correspondeu a 35%. Os primeiros a sentirem a redução do imposto foram os servidores, aposentados e terceirizados.

A folha de pagamento é quitada no quinto dia útil do mês. Hoje já completa três dias em atraso. A previsão informada ao Sindimmar (Sindicato Servidores Municipais de Marília) é que até o dia 20 deste mês os salários sejam pagos para toda categoria.

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da prefeitura para questionar sobre quando os salários serão pagos, mas não nenhuma resposta foi obtida até a publicação da matéria.

Também foi questionado se existe um plano emergencial para atender todas as futuras despesas, incluindo salários e aposentadorias.

O presidente do Sindimmar, José Paulino, definiu a postura do prefeito Daniel Alonso (PSDB) como autoriatório, principalmente porque não está se reunindo com o sindicato.

“Infelizmente o prefeito Daniel Alonso tem se mostrado o carrasco dos trabalhadores do setor público municipal. Ele não quer atender o sindicato e tem se mostrado autoritário, aprovando decretos sem discussão com a categoria”, disse o presidente do Sindimmar.

“A questão dos atrasos dos salários nós não sabemos o motivo. Não temos visto outras cidades atrasando. O prefeito Daniel Alonso atrasou os salários antes mesmo da pandemia, mas é claro que ele sempre vai justificar com o Covid-19, mas sabemos que os governos Federal e Estadual estão auxiliando com recursos. A administração é bem desorganizada. É importante lembrar que os servidores e aposentados também têm de comer e pagar suas contas”, finalizou José Paulino.

Compartilhar matéria no
Salários de servidores, aposentados  e terceirizados estão atrasados