32 porções
120min
Ingredientes do arroz (shari)
- 250 gramas de arroz japonês shinmai (o mais fresco)
- 500 ml de água
- 12 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de mirin (saquê culinário)
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1/2 colher de chá de hondashi (pó de peixe bonito)
Ingredientes do sushi
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 fio de óleo
- 1 cenoura cortada em palitos compridos
- 6 vagens
- 1 litro de água
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de sopa de mirin
- 1 pacote de nori em folhas (alga marinha)
- 250 gramas de shari
- 1 pepino cortado em palitos compridos
- 1 pacote de kani kama
- 1 pacote de shoga gari (gengibre em conserva)
- 6 cebolinhas inteiras
Modo de preparo do shari
- Em uma panela, coloque o arroz bem lavado pelo menos 3 vezes, para que fique aromático, juntamente com a água;.
- Leve ao fogo alto e, quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio. Tampe a panela e quando o arroz secar, mantenha fechada por 15 minutos.
- Enquanto cozinha, em outra panela, misture o vinagre de arroz com o açúcar, o mirin, o sal e o hondashi;.
- Leve a mistura ao fogo baixo e mexa com uma espátula somente para derreter o açúcar, o tempero deve continuar transparente. Desligue o fogo e reserve;.
- Passado o tempo, acrescente o tempero ao arroz e misture com movimentos de corte suaves, para não quebrar os grãos.
- Coloque um pano de prato por cima do arroz, para não ressecar, e reserve por 30 minutos, para o que tempero pegue bem no arroz.
Modo de preparo e montagem do sushi
- Em um recipiente pequeno, quebre os 3 ovos e adicione sal e pimenta-do-reino. Misture bem até ficar homogêneo;.
- Em seguida, coloque um fio de óleo bem espalhado em uma panela e coloque um pouco da mistura do ovo. Distribua bem para formar uma omelete fina;.
- Conforme for fritando, com o auxílio de uma espátula, forme um rolinho, para que a omelete ganhe apenas altura. Aos poucos adicione novas camadas de ovo e reserve;.
- Em uma panela grande, despeje a água juntamente com o shoyu e o mirim. Assim que ferver, acrescente a cenoura e a vagem. Deixe cozinhar até ficar no ponto al dente;.
- Depois, em uma esteira de bambu para sushi, coloque a alga com a parte áspera voltada para cima e distribua delicadamente o arroz com as mãos, de forma uniforme;.
- Eventualmente, molhe os dedos na água para distribuir melhor.
- Deixe uma parte da alga de mais ou menos 3 dedos sem arroz, para conseguir fechar o sushi depois;.
- Bem no meio do arroz, coloque um palito de cenoura, um palito de pepino, uma vagem, um pedaço de kani kama, uma cebolinha inteira e um pedaço do omelete cortado também em palito;.
- Adicione o shoga antes de fechar o sushi e, com o apoio da esteira, segure com os dedos e dobre a primeira parte, apertando o recheio contra si, para formar um rolinho. Dobre novamente e feche;.
- Por fim, corte o sushi com uma faca úmida para não grudar no arroz. A regra para o corte é cortar o meio e depois a metade deste, deixando os pedaços sempre do mesmo tamanho, de modo que cada rolo renda 8 unidades de sushi.
- Ufa! Está pronto! Bom apetite.
anote aí…
No preparo do arroz, é necessário mexer bem, mas com bastante cuidado, para que ele não vire uma pasta única, o que vai impossibilitar seu uso na receita de sushi. Também é de extrema importância utilizar a esteira de bambu para a montagem e usar uma faca bem afiada para cortar os pedaços.
Esta receita é baseada na receita mais tradicional de sushi, o feito de futomaki, se você prefere outros recheios, fique livre para trocar alguns ingredientes, a receita se mantém eficaz e deliciosa.
Gostou desse sushi mais tradicional? Então, aproveite para conferir mais dicas de como fazer sushi. Essa lista conta com receitas de hossomaki, uramaki, nigiri, hot roll e até doces do jeitinho que o brasileiro gosta.
Por Receiteria