
O multipremiado escritor, jornalista, ensaísta, Professor Universitário e Nobel de Literatura(2010) Mario Vargas Llosa (*28/3/1936, 88 anos) é um EX-militante do Partido Comunista, e EX-entusiasta com a Revolução Cubana de Fidel Castro e “Cia”.
Vejamos o que disse o escritor, numa conferência que proferiu no evento “Fronteiras do Pensamento”, em maio de 2016, segundo artigo publicado em
- Gazeta do Povo, Caderno G, por Gisele Eberspãcher, em 29/7/2016 -.
“ O peruano visitou a ilha (Cuba) cinco vezes na Década de 60, mas NÃO MANTEVE O MESMO ENTUSIASMO que no início.
No que chamou de “DESALENTO LENTO, MAS CONSTANTE”, relata como viu SITUAÇÕES de REPRESSÃO com as quais NÃO CONCORDAVA: desde REPRESSÃO a HOMOSSEXUAIS, a PROIBIÇÃO de LIBERDADE de EXPRESSÃO, a realidade de Cuba se distanciava cada vez mais da imagem que Llosa tinha de um país igualitário.
Dessa desilusão seguiram algumas ações, como uma Reunião de Escritores com Fidel Castro e a escrita de artigos criticando as ações de Partidos Comunistas.
Foi acusado de contrarrevolucionário.
Por fim, o autor se posiciona CONTRA qualquer tipo de governo totalitário e a FAVOR da democracia:
- Acabei aceitando que a democracia NÃO era a máscara da exploração, como havia acreditado antes e como acreditavam os Socialistas Latino-americanos daquele tempo. A democracia efetivamente partia do pressuposto de que o Paraíso NÃO pode ser criado na Terra em termos sociais, mas que se podia ter sociedades aperfeiçoáveis e capazes de reconhecer os seus erros e corrigí-los – , afirmou.
Para o autor, as recentes manifestações políticas na América Latina são um movimento anticorrupção que não depende de posicionamento político.
Conclui dizendo:
- O combate à corrupção deve vir de TODOS, de partidos de esquerda e de direita. -“.
*****

Neste tema, vale lembrar que a palavra “LIBERAL” origina-se do latim “liber”, com significado de “LIVRE” .
“LIBERALISMO”, por definição é uma doutrina, uma filosofia política e moral baseada na “LIBERDADE”, nos “DIREITOS individuais” e “IGUALDADE perante a Lei” .
Sem qualquer viés politico partidário, parece bastante interessante pensar assim …
Ótima semana !
João Evaristo e família