Crepioca de queijo com tomate e orégano

1 unidade
10min

Café da manhã gostoso deixa o dia muito mais feliz. Uma alternativa ao pão é a crepioca recheada com queijo, tomate e orégano. É leve, saborosa, combina tanto com um cafezinho quanto com sucos. Você pode variar no recheio. Também vai muito bem no almoço, com uma salada verde.

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de tapioca
  • 1 pitada de sal rosa
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 2 fatias de queijo frescal, Minas ou gouda
  • 1 colher de sopa de tomate-cereja
  • Orégano a gosto

receita em vídeo

Modo de preparo

  1. Uma bancada contendo os ingredientes separados.
    O ideal é utilizar goma de tapioca, pois já vem hidratada. Não é possível fazer crepioca com tapioca granulada, pérolas ou a farinha seca. Fatie o tomate-cereja bem fininho;
  2. Um prato contendo a mistura de ovo, tapioca e sal.
    Em um recipiente, coloque o ovo (verifique se ele não está estragado), a tapioca e o sal. Misture bem para incorporar todos os ingredientes;
  3. Uma frigideira com a massa da crepioca.
    Em uma frigideira de fundo largo, aqueça um fio de azeite (deixe o fundo bem untado). Despeje a massa de crepioca e cozinhe em fogo abaixo até começar a soltar do fundo da frigideira (cerca de 1 minuto). Vire e doure o outro lado;
  4. Uma frigideira com a massa da crepioca recheada com queijo, tomate e orégano.
    Em um dos lados da crepioca, coloque as duas fatias de queijo frescal (uma do lado do outro). Por cima do queijo, disponhas as fatias de tomatinho-cereja. Polvilhe o orégano (se quiser, adicione uma pitada de sal). Tampe a frigideira e cozinhe por 1 ou 2 minutos;
  5. Um prato contendo uma crepioca de queijo com tomate e orégano.
    Assim que os tomatinhos derem uma boa murchada, desligue o fogo e dobre a crepioca ao meio (o lado sem recheio por cima do lado com recheio). Está prontinha!

anote aí…

É muito rápido e fácil fazer crepioca! Para não enjoar, varie no recheio, acrescente ingredientes e temperos. Dias desses, a gente adicionou queijo ralado da à massa. Ficou muito bom! Outra possibilidade é colocar 1 colher de sopa de requeijão na massa – fica com gostinho de pão de queijo.

O queijo frescal é delicioso, porém ele não derrete, só fica quentinho e um pouco mais molinho. Combina muito com tomatinho e ovo. O queijo brie é perfeito para quem gosta de um recheio cremoso. Com sabor suave, amanteigado e levemente adocicado, o gouda derrete e aromatiza a crepioca.

A quantidade de ingredientes utilizadas rendeu uma crepioca média, com 0,5 cm de espessura aproximadamente. Se quiser uma massa mais grossa, utilize uma frigideira maior. É possível substituir o orégano por manjericão fresco.

E quando bater a vontade de comer um docinho, é hora de preparar uma crepioca com nutella fit.

Jaqueline Souza

Por Jaqueline Souza / Receiteria

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.

Compartilhar matéria no
Crepioca de queijo com tomate e orégano