A PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das maiores companhias de contabilidade do mundo, quer colocar “mais ênfase no trabalho presencial”

Imagem: Shutterstock

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas empresas adotassem o home office. Após o fim da crise sanitária, os trabalhadores passaram para um regime híbrido. E agora diversas medidas têm sido anunciadas para que os funcionários passem mais tempo no escritório. É o caso da PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das maiores companhias de contabilidade do mundo.

Local de trabalho dos funcionários será rastreado

A empresa anunciou que passará a rastrear o local de trabalho de seus funcionários no Reino Unido a partir de 1º de janeiro de 2025. Um memorando enviado aos 26 mil trabalhadores da PwC afirma que o objetivo é reduzir a atual cultura de trabalho em casa e colocar “mais ênfase no trabalho presencial”.

Os funcionários foram informados de que deveriam passar pelo menos três dias por semana, ou 60% de seu tempo, no escritório ou com clientes. Anteriormente, a empresa exigia que eles trabalhassem de forma presencial entre dois e três dias por semana, mas o memorando sugere que isso não era respeitado por todos.

Segundo a PwC, o “negócio prospera com relacionamentos sólidos — e esses relacionamentos são quase sempre mais facilmente construídos e mantidos face à face (…) Ao estarmos fisicamente juntos, podemos oferecer aos nossos clientes uma experiência diferenciada e criar o ambiente positivo de aprendizado e treinamento que é fundamental para o nosso sucesso”.

PricewaterhouseCoopers (PwC) quer dar mais ênfase no trabalho presencial (Imagem: Shutterstock)

Segundo a sócia-gerente da PricewaterhouseCoopers no Reino Unido, Laura Hinton, UK, o trabalho presencial é extremamente importante para a empresa e a nova política faz com que o equilíbrio da semana de trabalho passe a ser ao lado de clientes e colegas. Ao mesmo tempo, ela destaca que a companhia continua a oferecer flexibilidade por meio do trabalho híbrido.

A PWC foi procurada pela reportagem da CNN e questionada sobre o que aconteceria se alguém não cumprisse totalmente a nova norma. A empresa apenas afirmou que “se os dados mensais mostrarem que alguém está violando a política de forma consistente, primeiro queremos entender os motivos”.

Home office está com os dias contados? (Imagem: Shutterstock)

Diversas empresas têm adotado medidas para diminuir home office

  • De acordo com o CIPD, o órgão profissional do setor de recursos humanos do Reino Unido, as empresas que adotam um modelo de trabalho híbrido geralmente avaliam positivamente o desempenho dos funcionários que trabalham em casa.
  • Apesar disso, várias empresas também estão anunciando medidas para incentivar o retorno aos escritórios.
  • É o caso da IBM, que determinou que seus gerentes sediados nos EUA devem trabalhar presencialmente pelo menos três dias por semana.
  • Em caso contrário, eles podem perder os seus cargos.
  • Outras empresas que adotaram medidas semelhantes incluem a UPS, Amazon, Meta e até mesmo o Zoom, que se tornou o símbolo do home office no mundo.

Por Alessandro Di Lorenzo

Fonte: Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Fim do home office? Empresa vai usar GPS para que funcionários voltem aos escritórios