O governo da Arábia Saudita pretende entregar a deslumbrante Neom até 2039; táxis aquáticos, porém, devem estrear bem antes.
Você já deve ter ouvido falar da megacidade de Neom, na Arábia Saudita. Desde o anúncio de sua criação, em 2017, o Olhar Digital já trouxe inúmeros textos sobre esse investimento trilionário.
A ideia do governo saudita é ter sob os seus domínios a maior cidade tecnológica do mundo, com uso de energia renovável e que represente tudo de mais moderno que existe. Uma forma de tentar maquiar todas as agruras do regime ditatorial instalado por lá. Também uma maneira de estimular o turismo na região – para que a economia não dependa apenas do petróleo (que um dia vai acabar).
De acordo com os desenhos, Neom terá 168 quilômetros de comprimento, 200 metros de largura e quase 500 metros de altura. Sim, as medidas são esquisitas, mas são essas mesmo. Tanto que o apelido da cidade já é “The Line”, algo como “A Linha”, em tradução livre.
A mobilidade urbana merece um capítulo à parte. O projeto prevê grandes áreas verdes para travessias de pedestres e ciclistas, além de ônibus elétricos e sistemas de trânsito subterrâneos. Isso sem contar, claro, para os elevadores mega rápidos em todos os arranha-céus.
Para os trechos onde será necessária a travessia pela água, o governo saudita acaba de encomendar uma novidade. Trata-se de uma espécie de táxi aquático – que também é elétrico.
Um veículo aquático e elétrico
- O veículo se chama P-12 e tem a assinatura da empresa Candela.
- Como você pode ver pelas imagens, ele se parece com um iate que flutua sobre as águas.
- O P-12 pode acomodar até 30 passageiros, dependendo da configuração, e sobe acima da água em ‘hidrofólios’ guiados por computador quando a velocidade de decolagem é atingida.
- Seus motores C-POD podem levá-lo a uma velocidade de serviço de 25 nós (28,77 mph), enquanto seu banco de baterias de 252 kWh é considerado bom para mais de 2 horas de uso por carga.
- A Candela afirma que o sistema é “excepcionalmente silencioso” e que é zero emissão de carbono.
- Neom acaba de encomendar uma frota inicial de oito embarcações do tipo.
- Elas devem ser entregues entre 2025 e 2026 para os primeiros testes.
- De acordo com o fundador e CEO da Candela, Gustav Hasselskog, o P-12 pode ser considerado o substituto da balsa:
“Ao contrário dos sistemas com balsas convencionais grandes, lentas e ineficientes em termos de energia, o Candela P-12 é uma unidade menor e mais rápida, permitindo saídas muito mais frequentes e viagens mais rápidas para os passageiros. Todas as necessidades e serviços diários estarão a apenas uma curta viagem de barco”, disse o empresário.
Mais sobre Neom
A Arábia Saudita quer entregar 100% das obras até 2039. Muita coisa, porém, deve ficar pronta antes. É o caso do estádio de Neom, que será utilizado na Copa do Mundo de futebol de 2034. A construção será completamente diferente de tudo o que conhecemos hoje em dia.
Nem também deve abrigar uma mega-marina só para iates de luxo, para receber os endinheirados que devem frequentar a cidade mais tecnológica do mundo.
O local vai receber ainda um luxuoso resort que lembra um oásis. Isso só para citar alguns dos empreendimentos…
Para você ter uma ideia melhor de como será a cidade de Neom, os organizadores divulgaram um vídeo em fevereiro deste ano atualizando a situação do projeto. Assista e se deslumbre!
As informações são do New Atlas.
Por Bob Furuya / Fonte: Olhar Digital