Novidade exibirá Visão Geral criada por IA e resultados de pesquisa baseados no conteúdo exibido no vídeo e na pergunta realizada pelo usuário
Você é daqueles que vive realizando pesquisas com imagem, seja no Google Lens, Circule para Pesquisar ou outros? Uma novidade do Lens deve te animar: a plataforma, agora, suporta pesquisas por vídeo. E não só isso: você também poderá perguntar, com sua voz, sobre o que você está vendo.
A novidade exibirá uma Visão Geral criada por inteligência artificial (IA) e resultados de pesquisa baseados no conteúdo exibido no vídeo e na pergunta realizada pelo usuário.
O recurso já está disponível no aplicativo do Google para usuários do Search Labs inscritos no experimento de Visões Gerais criadas com IA, tando no Android, como no iOS.
Pesquise no Google Lens a partir de um vídeo
- A primeira vez que a ferramenta foi exibida para o público pelo Google foi em maio, em seu evento anual Google I/O;
- O exemplo da big tech foi baseado em um vídeo com peixes. No caso, alguém filma os animais em um aquário a partir do Lens e, enquanto grava, pode perguntar algo, como “por que eles estão nadando juntos?”;
- A partir daí, o Lens usa o Gemini para responder ao usuário (veja exemplo abaixo).
Rajan Patel, vice-presidente de engenharia do Google, disse ao The Verge que a gigante das buscas captura os vídeos “como uma série de quadros de imagem e, em seguida, aplicando as mesmas técnicas de visão computacional” já usadas na ferramenta.
O novo recurso do Google Lens usa uma versão “personalizada” do Gemini, especialmente desenhado para “entender vários quadros em sequência e, em seguida, fornecer resposta que esteja enraizada na web”.
Infelizmente, por enquanto ao menos, não há suporte para identificar sons nos vídeos, mas Patel garantiu que a empresa vem “experimentando” essa funcionalidade. Caso o Lens consiga compreender sons, daria para pedir que ele identificasse, por exemplo, qual é o pássaro que está sendo filmado a partir de seu canto.
Atualização na busca de fotos
O Google não deixou o recurso de busca de fotos do Lens para trás e também o atualizou. Assim como com vídeos, você também pode perguntar, com sua voz, algo sobre uma imagem.
Para tanto, aponte a câmera de seu celular, segure o botão do obturador e pergunte. Antes, você precisava tirar a foto e, depois, digitar o que queria saber.
Outro recurso aprimorado é a realização de compras com o Lens. Segundo o Google, a página de resultados está “muito mais útil”, mostrando informações sobre o buscado, com dados sobre avaliações, preços em várias lojas e onde adquiri-lo.
Um exemplo: se você quiser um secador de cabelo visto em um salão de beleza, é só tirar uma foto e o Lens trará o item correto, segundo a big tech.
As novidades do Google Lens já estão disponíveis no mundo todo, com um porém: só é possível perguntar em inglês por enquanto.
Identificação de músicas no Circule para Pesquisar
Agora, no Circule para Pesquisar, você consegue buscar, de forma instantânea, músicas ouvidas nas redes sociais, filmes e até no site que você está visitando. Além disso, a ferramenta, apresentada no início do ano ao lado da linha Galaxy S24 da Samsung, vai chegar em novos dispositivos: segundo o Google, em mais de 150 milhões.
Busca mais organizada com IA
Nesta semana, a empresa lançou, apenas nos Estados Unidos, as páginas com resultados de busca com curadoria de IA, iniciando com receitas e inspiração para refeições apenas em dispositivos móveis.
Assim como o Lens, o Busca usa um modelo personalizado do Gemini, permitindo que os usuários tenham acesso a uma página completa com “resultados relevantes e organizados especialmente para elas [receitas]”.
O modelo do Gemini personalizado para a Busca melhorou significativamente a capacidade da Busca em ajudar as pessoas a descobrir mais sobre a web e o mundo ao seu redor. De fato, as pessoas que usam as Visões Gerais criadas por IA usam mais a Busca e estão mais satisfeitos com seus resultados.
Liz Reid, vice-presidente e chefe de Busca do Google
Rodrigo Mozelli / Olhar Digital