Apesar das três telas e duas dobradiças, o Huawei Mate XT fica mais fino do que alguns modelos da concorrência que dobram “apenas” uma vez
A Huawei lançou o Mate XT nesta terça-feira (10) – pouco depois da Apple anunciar o iPhone 16, diga-se. O smartphone é do tipo tri-fold, o que significa que ele dobra em três. Tecnicamente falando, o celular dobrável tem três telas – que, quando abertas, formam uma telona. Mesmo assim, ele é mais fino do que alguns modelos concorrentes.
Quando fechado, o Huawei Mate XT tem 12,8 mm de espessura. Para efeito de comparação, o Samsung Galaxy Z Fold 6 tem 12,1 mm de espessura quando fechado. O Galaxy Z Fold 5, 13,4 mm. Só que os aparelhos da Samsung têm apenas uma dobradiça.
Telona, forma de Z, câmeras avançadas: os destaques do Huawei Mate XT
Confira abaixo os destaques sobre telas, câmeras, performance e disponibilidade do Huawei Mate XT:
Telas
O smartphone tri-fold da Huawei tem design de dobra dupla com duas dobradiças. Uma delas dobra para dentro, enquanto a outra dobra para fora, resultando em uma forma de Z quando dobrado.
A parte mais à esquerda da tela dobrável serve como a tela do smartphone de 6,4 polegadas quando o dispositivo está dobrado. Ao desdobrar o aparelho com três telas, o usuário tem uma tela OLED de 10,2 polegadas, significativamente maior do que a tela de 7,6 polegadas do Samsung Galaxy Z Fold 6, por exemplo.
O Huawei Mate XT também pode ser parcialmente desdobrado para um tamanho de tela de 7,9 polegadas. Isso é útil caso o usuário queira uma tela grande, mas não exatamente 10,2 polegadas. O display também tem vidro ultrafino para proteção.
Câmeras
O novo tri-fold da Huawei tem um sistema de câmeras assim:
- Lente principal de 50MP com abertura variável (1/1.56 polegadas, f/1.4 a f/4.0);
- Lente ultragrande-angular de 12MP (f/2.2)
- Lente periscópio de 12MP com zoom de 5,5x;
- Lente de 8MP num furo mais à esquerda da tela (para selfies e chamadas de vídeo tanto com o celular dobrado quanto desdobrado).
Performance e conectividade
O Huawei Mate XT oferece uma bateria de 5.600 mAh e suporte para carregamento de 66W (com fio) e 50W (sem fio).
A fabricante não detalhou o chipset, mas acredita-se que seja o mesmo chip Kirin 9010 5G usado na linha Pura 70.
Outros recursos que merecem destaque: Bluetooth 5.2, emissor de infravermelho, sistema HarmonyOS e leitor de impressão digital na lateral.
Preço e disponibilidade
O celular que dobra em três da Huawei está disponível na China a partir de 19.999 yuan (R$ 15,6 mil em conversão direta) para a versão de 16GB de RAM e 256 GB de armazenamento, chegando a 23.999 yuan (R$ 18,7 mil) para o modelo de 1 TB.
O dispositivo da Huawei também vem com diversos extras na caixa, como uma capa com suporte, fones de ouvido Huawei FreeBuds 5, um carregador de 66W e um carregador de carro de 88W.
Os representantes da empresa não tinham divulgado informações sobre a disponibilidade do Huawei Mate XT fora da China até a publicação desta nota.
Por Pedro Spadoni
Redator(a) / Fonte: Olhar Digital