Atualmente, a única linha de celular da Apple que ainda usa tela LCD é o iPhone SE – mas modelo vai mudar para OLED em breve

iPhone 16 (ilustrativa)
(Imagem: /Shutterstock)

Todos os modelos de iPhone vendidos a partir de 2025 terão tela de OLED. Pelo menos, é o que afirmaram fontes ouvidas pelo jornal japonês Nikkei. Atualmente, a única linha que mantém a tela de LCD é o iPhone SE.

Em comparação ao LCD (cristal líquido), as principais vantagens do OLED (diodos orgânicos emissores de luz) são: cores mais vibrantes, contraste mais nítido e design mais fino e leve (mais detalhes sobre isso no final desta nota). Essa é a tecnologia usada no display da linha iPhone 15 Pro e Pro Max, por exemplo.

Apple troca empresas japonesas e por chinesa e sul-coreana para colocar OLED em todos os modelos de iPhone

Em relação à logística, a mudança de LCD para OLED vai mexer na cadeia de produção da Apple.

Até então, as empresas japonesas Sharp Corp e Japan Display forneciam telas LCD para a linha de iPhone que ainda usava esse tipo de display. E elas não produzem telas OLED, segundo o jornal.

Pessoa reinicia iPhone
Maioria dos modelos de iPhone tem tela de OLED, mas empresas japonesas ainda forneciam displays de LCD para iPhone SE (Imagem: /Shutterstock)

Assim, a Apple começou a fazer pedidos de displays OLED para as empresas BOE Technology, da China, e LG Display, da Coreia do Sul.

Com essa mudança, as empresas japonesas perdem uma participação combinada de 70% nas telas do iPhone, construída ao longo de aproximadamente uma década.

A agência de notícias Reuters entrou em contato com todas as empresas citadas para comentar sobre o assunto, mas nenhuma deu retorno.

OLED no iPhone

Pessoa usando iPhone 15 Pro
Apple adotou tecnologia OLED para telas de iPhone ao longo dos últimos anos (Imagem: /Shutterstock)

Atualmente, a maioria dos modelos de iPhone utiliza telas OLED. A Apple fez essa transição pois essa tecnologia oferece diversas vantagens em relação ao LCD, como:

  • Cores mais vibrantes e contraste mais alto: telas OLED exibem cores mais ricas e contraste praticamente infinito, o que entrega imagens mais nítidas e realistas;
  • Preto mais profundo: Cada pixel de uma tela OLED pode ser desligado individualmente, o que permite exibir um preto puro e perfeito – isso aumenta a imersão em conteúdos com muito contraste;
  • Design mais fino e leve: telas OLED são mais finas e flexíveis do que as LCD, permitindo que os smartphones tenham designs mais elegantes e leves;
  • Maior eficiência energética: telas OLED consomem menos energia, o que pode aumentar a autonomia da bateria do iPhone.
Pedro Spadoni

Por Pedro Spadoni

Redator(a) / Fonte: Olhar Digital

Compartilhar matéria no
iPhone mais barato vai ter tela igual do Pro a partir de 2025, diz jornal