A arrecadação com as vendas do sanduíche Big Mac será revertida para projetos das áreas da saúde e da educação infanto-juvenil , e para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Em Marília, a Santa Casa será beneficiada pela 26ª Edição da Campanha

O McDia Feliz, uma das principais campanhas do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis do Brasil, acontece neste 24 de agosto em todo o país. No dia da campanha, toda a renda gerada com as vendas de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos) será revertida para o Instituto Ronald McDonald, que atua para promover o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, e para o Instituto Ayrton Senna, que colabora para ampliar oportunidades para jovens por meio da educação pública de qualidade. 

Em Marília, a Santa Casa utilizará a arrecadação da 36ª edição do McDia Feliz a aquisição de um ecocardigráfico e para a etapa 2025 do Programa Diagnóstico Precoce, que atua na capacitação e sensibilização de profissionais e estudantes da área de saúde e profissionais da educação básica para identificarem os sinais e sintomas da doença ainda no início e, assim, promover um encaminhamento mais rápido aos cuidados necessários e centros especializados.

A rede ampliará seu impacto positivo na sociedade e destinará uma parte da renda obtida com a venda de cada Big Mac (R$1 de cada sanduíche) para contribuir com a recuperação dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O valor se somará a um Fundo Aberto criado pela Arcos Dorados (saiba mais abaixo) e administrado pelo Instituto Ronald McDonald, exclusivamente para gerir ações que contribuam com a recuperação do Rio Grande do Sul.

A campanha faz parte da estratégia de atuação ESG da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e Caribe, chamada Receita do Futuro, cujo compromisso é ser parte ativa da solução dos desafios da sociedade e impactar positivamente as comunidades onde atua por meio de iniciativas socioambientais, além de ser a maior ação social do McDonald’s do Brasil.

Para saber mais sobre a venda de tíquetes e restaurantes participantes, acesse o regulamento da campanha.

Sobre o Fundo Aberto 

A Arcos Dorados, em conjunto com os seus Franqueados, lançou, em 21 de maio de 2024, um Fundo Aberto para arrecadação de recursos administrado pelo Instituto Ronald McDonald, para contribuir com a recuperação e reconstrução dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O Fundo nomeado “Aliança pela Vida” tem como prioridade inicial a implementação de projetos ligados às seguintes frentes:  

  • Segurança Alimentar: Suporte básico de alimentos para famílias. 
  • Água Potável: Garantir acesso a água potável nas moradias reestabelecidas ou novas moradias. 
  • Saúde: Acesso e navegação de pacientes no SUS, controle de novas doenças e suporte ao reestabelecimento da saúde física e mental. 
  • Resgate Cidadania: Acesso à direitos, documentos e empoderamento das Famílias. 

Para execução dos projetos relacionados ao fundo, o Instituto Ronald McDonald contará com uma equipe de Operações Especiais localizada em Porto Alegre que atuará diretamente na gestão e execução dos projetos junto à comunidade local, garantindo o suporte necessário às famílias. Os projetos serão articulados com outras organizações e esferas governamentais de forma a não haver sobreposição de esforços, potencializando os recursos para o impacto social. Todos os projetos seguirão os mesmos processos de transparência do portifólio já executado pelo Instituto e uma equipe especializada realizará o acompanhamento das prestações de contas. Ainda, todos passarão por auditoria independente. As informações dos resultados e prestações de contas serão publicadas no relatório de atividades da organização, assim como no portal atualmente está em fase de desenvolvimento para o projeto. As atualizações serão periódicas conforme o cronograma de execução dos projetos. As doações para o fundo podem ser realizadas diretamente através do pix: emergencias@instituto-ronald.org.br. Além disso, na edição de 2024 do McDia Feliz, uma parte da renda obtida com a venda do Big Mac (R$ 1 de cada sanduíche) também será destinada para contribuir com a recuperação e reconstrução dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul.  

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha faz parte da estratégia de atuação ESG da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e Caribe, chamada Receita do Futuro, cujo compromisso é ser parte ativa da solução dos desafios da sociedade e impactar positivamente as comunidades onde atua. Em 2023, o McDia Feliz celebrou um importante marco, tornando-se a maior edição da história da campanha, com arrecadação recorde de R$ 26,6 milhões. Desse total, cerca de R$ 21 milhões foram destinados ao Instituto Ronald McDonald, que está beneficiando 78 projetos de 51 instituições que atuam com oncologia pediátrica em 42 cidades brasileiras. Cerca R$ 5,6 milhões tiveram como destino o Instituto Ayrton Senna para atender a mais de 500 mil estudantes de redes públicas e capacitar mais de 5 mil educadores por meio de sete projetos educacionais em todo o Brasil. Realizado no país desde 1988, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz. Para saber mais, acesse o site: Link.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.350 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2024). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com 

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização social sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald há 25 anos atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e seus familiares e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de estudantes e profissionais de saúde e a sensibilização de profissionais da educação básica para realizarem o diagnóstico precoce por meio do conhecimento dos sinais e sintomas da doença, além de incentivar a adesão a protocolos clínicos e promover a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Ao todo, a organização já beneficiou mais de 1.800 projetos de 108 instituições de norte a sul do país, beneficiando mais de 3 milhões de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. Para saber mais, acesse Link.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há 30 anos, o Instituto Ayrton Senna se destaca como centro de inovação em educação, impulsionando projetos educacionais baseados em ciência para melhorar o ensino público no Brasil. A abordagem vai desde alfabetização e melhoria nos níveis de aprendizagem e sucesso das crianças – que são muito baixos no Brasil – até o desenvolvimento de soft skills, como: criatividade, foco, persistência, colaboração, trabalho em time e outras habilidades necessárias ao novo mundo do trabalho do século 21. Todos os projetos são praticados em redes públicas de ensino por todo o país, em colaboração com gestores públicos e educadores. Os programas do Instituto já alcançaram mais de 3 mil cidades brasileiras. Considerando apenas o ano de 2023, o Instituto implementou suas soluções educacionais em 67 redes públicas de ensino, incluindo 4 estaduais e 63 municipais. Essas parcerias resultaram no alcance de até 723 mil alunos desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Mais de 9 mil educadores foram beneficiados por meio de formações e a execução de programas em sala de aula. A plataforma digital de formação do Instituto, Humane, por exemplo, proporcionou acesso a cursos, workshops e oficinas sobre diversas temáticas ligadas à educação a quase 5 mil educadores do país. Mais do que isso, o Instituo apoio e auxilia as políticas educacionais que transformaram a educação no Brasil. Seu trabalho, por exemplo, contribuiu para a inclusão dessas competências nos currículos escolares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco histórico para a educação brasileira.

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McDia Feliz 2024 acontece neste sábado (24) em Marília pela Santa Casa e em todo o país