Freepik

“Sempre que pergunto dos relacionamentos que meu namorado já teve, chega a um ponto na conversa em que começamos a discutir porque ele acha que fico com ciúmes. Ele diz que tenho ciúmes retroativo, mas o que é isso? O que devo fazer?”

O ciúme retroativo, também conhecido como “síndrome de Rebecca”, é uma situação em que existe uma preocupação e/ou incômodo excessivos com as pessoas com quem o parceiro(a) já teve relacionamentos amorosos.

Embora o ciúme retroativo não seja exatamente uma condição médica, sentir ciúmes excessivamente pode estar associado a baixa autoestima, insegurança ou, embora raro, problemas como ansiedade ou transtorno compulsivo-obsessivo, por exemplo. Entenda melhor o que é o transtorno compulsivo obsessivo.

Nossa recomendação
Ciúme retroativo não é condição médica, mas caso suspeite que os ciúmes podem estar prejudicando o seu relacionamento desnecessariamente, o ideal é consultar um psiquiatra ou psicólogo, que podem identificar as causas desse sentimento e indicar o tratamento mais adequado.
Qual médico consultar: Psiquiatra

Por Jonathan Panoeiro
Neuropediatra
CRM 1101544-RJ

Fonte Tua Saúde

Compartilhar matéria no
O que é ciúme retroativo? E o que devo fazer?